Noticias
Reforma tributária deve avançar em 2023
25 de Dezembro de 2022 as 06h 05min
O que é e como afeta a sua vida? – Foto: Divulgação
O sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos no mundo, e uma reforma tributária já está em discussão no Brasil há algum tempo - e com a eleição do novo governo federal, o tema voltou para os holofotes.
Segundo o professor de Contabilidade da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) Tiago Slavov, se a reforma conseguir avançar, a simplificação do sistema tributário pode representar um aquecimento na economia do País, com reflexos em todas as atividades e na própria arrecadação do governo.
“São vários os benefícios potenciais da reforma, não somente para as empresas, mas também para os cidadãos. Embora as mudanças propostas não afetem prioritariamente a carga tributária, ao melhorar a tributação dos produtos e serviços, a simplificação reduzirá custos para as empresas na apuração dos impostos, que poderão repassar a economia para os preços de produtos e serviços”, exemplifica o professor.
Além disso, na opinião do professor universitário, as reduções nas distorções provocadas com as legislações complexas também aumentarão a eficiência da economia, por exemplo na logística de produtos: hoje uma empresa pode estar operando em um local mais longe do cliente devido a um benefício fiscal concedido na localidade. Com a eliminação das distorções tributárias, a empresa pode se mudar para um local mais próximo do cliente, reduzindo custos logísticos e sendo mais eficiente nas entregas de produtos.
A reforma tributária, em si, não é um projeto recente, mas o apoio político e dos Estados (bastante afetados pela mudança) ganhou muita força nos últimos anos. A mudança tem como objetivo principal simplificar as obrigações tributárias para as empresas.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Obras de implantação do BRT estão com 5 frentes de serviço em andamento
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 15h 05min
Russi diz que relação com governo segue “tranquila”
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 14h 04min
Exportações de arroz sobem 20% e Brasil volta ao superávit no setor
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 13h 04min
