Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 18 de Abril de 2024

Noticias

REGIÃO OESTE: Deputados, prefeito e secretário são nomes para eleição de 2022

Valmir Moretto, Dr. Gimenez, Alcino Barcelos e Nilton Borgato já despontam visando pleito

04 de Maio de 2021 as 07h 02min

​​​​​​​Pelo menos 4 nomes despontam por vagas na Assembleia – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Apesar da importância histórica para o estado, a região Oeste não tem despontado nas eleições. Com poucos candidatos viáveis para 2022, os eleitores de cidades como Cáceres, Pontes e Lacerda e São José dos Quatro Marcos terão que avaliar se vão reeleger representantes ou querem nomes novos. Sem poder fazer coligações, a tendência é que nomes já conhecidos pelos eleitores tenham vantagem sobre novatos.

Vão à reeleição os deputados estaduais Valmir Moretto (PRB) e Doutor Gimenez (PV). Os nomes novos na disputa por cargos a nível estadual é o prefeito de Pontes e Lacerda Alcino Barcelos (Republicanos) que, caso entre na disputa, deve enfrentar o desgaste devido às polêmicas em torno da crise da Covid-19. Ele chegou a fazer um vídeo recomendando o uso de medicamentos do chamado “kit Covid”.

Outro nome da região é o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Nilton Borgato, que é filiado ao PSD do senador Carlos Fávaro, mas está sendo atraído para o DEM do governador Mauro Mendes (DEM).

A região compreende municípios como Cáceres, Pontes e Lacerda, São José dos Quatro Marcos, Jauru e Comodoro que possuem diferenças geográficas, mas que partilham carências em infraestrutura de estradas e hospitais. Não é à toa que dois dos três representantes da região sejam médicos. Apenas Moretto não é da área, sendo empresário do ramo da construção.

Cáceres, a maior cidade do entorno, ainda desponta com nomes fortes. É do município, o deputado federal Doutor Leonardo (SD) que tem boa articulação política, ocupando hoje papel de líder da bancada federal de MT.

A prefeita de Cáceres Eliene Liberato (PSB) já tentou alçar voo para fora, quando ainda era vice-prefeita ela chegou a entrar como suplente na chapa de Otaviano Pivetta (sem partido) ao Senado, mas diante do adiamento do pleito que estava marcado para abril do ano passado, Pivetta recuou e ela manteve o plano de disputar a Prefeitura. Eliene deve concluir o mandato, mas é cotada para disputar outros cargos e é vista como liderança na região.

Seu antecessor, Francis Maris (PSDB) saiu desgastado da gestão, após dois mandatos. Isso porque, mesmo tendo Eliene como vice durante os dois mandatos, decidiu romper com a aliada para lançar Paulo Donizete (PSDB) que acabou derrotado. Ele até tentou voltar atrás procurando Eliene para propor indicar o vice, mas já tarde.

Veja Mais

Mixto anuncia pacotão de reforços, incluindo goleiro Fernando Henrique

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 10h 50min


Esmagamento de soja atinge novo recorde para o mês

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 09h 48min


Jair Bolsonaro arrasta multidão em sua segunda passagem por Sinop

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 08h 57min


Jornal Online

Edição nº1276 18/04/2024