Noticias
Reino Unido: maioria dos funcionários já usa IA sem o patrão saber
20 de Outubro de 2025 as 12h 52min
Três em cada quatro funcionários no Reino Unido admitem usar ferramentas de inteligência artificial (IA) sem o aval de seus empregadores, segundo pesquisa da Microsoft em parceria com a consultoria Censuswide.
O levantamento, que ouviu mais de 2 mil profissionais de diferentes setores, indica que 71% utilizam a tal da “Shadow AI” – isto é, qualquer plataforma e aplicativo de IA não autorizados oficialmente pelas empresas.
Entre os que fazem uso dessas ferramentas, mais de 40% afirmaram que o principal motivo é a familiaridade com os sistemas, já empregados em suas rotinas pessoais. Os recursos de IA são usados para redigir e-mails, elaborar relatórios, criar apresentações e até realizar tarefas financeiras.
A Microsoft alerta que o uso de IA não aprovada aumenta o risco de vazamento de dados confidenciais e violações de conformidade, além de abrir brechas para ataques cibernéticos.
“As empresas devem garantir que as ferramentas de IA em uso sejam desenvolvidas para o local de trabalho, não apenas para a sala de estar”, afirmou Darren Hardman, CEO da Microsoft no Reino Unido e Irlanda.
Apesar dos riscos, o estudo mostra que os trabalhadores percebem ganhos de produtividade: quem usa IA sem autorização economiza, em média, quase oito horas de trabalho por semana.
No total, a adoção da IA representa uma economia de 12,1 bilhões de horas anuais no Reino Unido, o equivalente a £ 208 bilhões (cerca de € 238,5 bilhões).
Muitos empregados afirmam que o tempo poupado tem sido usado para aprimorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional ou aprender novas habilidades.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Construção de Centro de Treinamento para qualificação rural em Água Boa
Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 18h 18min
Sinop mira turismo ambiental como estratégia econômica
Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 17h 17min
Diretor do Paraguai explica naturalização de Mauricio: “apto para a seleção”
Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 16h 16min
