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Relatório aponta rachaduras e quedas de rochas em trecho da MT-251
22 de Novembro de 2023 as 05h 56min

Um relatório feito por uma empresa de consultoria especializada apontou rachaduras e quedas de rochas recentes na MT-251, região do Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães. A vistoria foi feita entre os km 42 e 48 da rodovia, no dia 12 de outubro, mas só foi divulgada no dia 11 deste mês.
De acordo com um ofício feito pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), foi constatado risco de deslizamento desde 2021. A administração do parque é feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a gestão pelo governo de Mato Grosso. O documento cita que a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros também estiveram no local durante a primeira visita.
A Sinfra-MT informou, por meio de nota, que aguarda autorização para fazer obras na MT-251, no trecho que corta o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, já que qualquer intervenção no local depende de autorização do Instituto. A partir disso, o órgão afirmou que vai iniciar os estudos e projetos necessários.
Já o ICMBio explicou que recebeu um ofício da Sinfra-MT, no dia 9 deste mês, e que o relatório está em análise. Segundo o órgão, a responsabilidade pela construção e manutenção das rodovias estaduais é de competência da secretaria, cabendo ao ICMBio a gestão do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e a manifestação sobre os impactos ambientais da rodovia à unidade de conservação.
A análise dos impactos é feita pelo instituto, após o envio e manifestação do órgão ambiental. Cabe à Sinfra, consultar a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e, ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), sobre os procedimentos necessários para adotar em relação às obras.
PONTOS CRÍTICOS
O relatório feito neste ano identificou 10 locais com riscos de acidente geotécnico. Três pontos são considerados de criticidade elevada. O documento cita que as rochas apresentam folhelhos alternados com arenitos e que o sistema é muito drenante, fazendo com que a água se infiltre.
"Os problemas de estabilidade estão relacionados com a compartimentação dos blocos de arenitos. Durante chuvas torrenciais, a pressão de água favorece movimentos de tombamento desses blocos. Os blocos mais altos se tornam mais propensos a movimentos de rolamento. Esses arenitos caem em blocos individualizados e por fraturas", diz o estudo.
O professor de geologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Caiubi Kuhn, disse que a possibilidade de deslizamento aumenta durante o período de chuvas e que é preciso tomar cuidado.
"Provavelmente depois de uma chuva atípica de 200 mm, 150 mm há risco de queda. É preciso o motorista se atentar principalmente na época de chuva intensa porque existe uma possibilidade muito maior desses blocos se soltarem. Locais que possuem a coloração mais proximas do vermelho são locais que os blocos já se desprenderam. Uma queda de bloco recente é o indício de que pode ter quedas maiores”, disse.
De acordo com o professor, é preciso ter uma equipe técnica permanente para monitorar os riscos do local. "O governo também precisa fazer o acompanhamento dessas áreas para ver indícios de quando isso pode acontecer e afetar a rodovia e a vida da população. Hoje o governo não possui equipes técnicas permanentes para desenvolver o monitoramento de áreas de risco. Na defesa Civil, por exemplo, não tem nenhum geólogo que atue e isso é um risco pra sociedade. Só podemos saber se há o risco de queda eminente se tiver um ", disse monitoramento.
SOLUÇÕES
Inicialmente, a empresa responsável pelo estudo informou que algumas medidas precisam ser tomadas para a estabilidade das rochas. Será necessária a remoção de blocos propensos ao movimento e que poderiam ser perigosos; medidas de estabilização da escarpa para impedir os movimentos, como malhas metálicas com chumbadores, grampeamentos com face em concreto projetado, gigantes e vigas atirantadas e medidas de proteção da rodovia para absorver a energia cinética dos blocos em movimento, reduzindo o risco desses materiais atingirem a pista.
Além desse processo, a empresa sugeriu quatro soluções para os deslizamentos na MT-251 e informou quais impactos ambientais cada um apresenta:
- Não duplicação e estabilização das escarpas: Há pouca interferência na área do parque, ficando restrita às imediações da faixa de domínio da rodovia. A obra ficaria em R$ 228 milhões.
- Duplicação mantendo o traçado atual, estabilização das encostas e nova Obra de Arte Especial (OAE) dupla: Também pouca interferência na área do parque, com pouco alargamento da rodovia. Estrada com nível de serviço compatível com as necessidades locais. A obra ficaria em R$ 276,4 milhões.
- Duplicação com túnel longo: Obra com interferência apenas nos acessos aos emboques. É necessário identificar a quantidade de bota-fora para a construção do túnel. Ainda existem custos operacionais. Os riscos de desmoronamento são menores. A obra ficaria em R$ 1,9 bilhões.
- Duplicação com túnel curto: Obra que separa da via o Portão do Inferno e permite melhor aproveitamento do potencial paisagístico. Combina as vantagens e desvantagens das soluções de túneis e de duplicação. A obra ficaria em R$ 450 milhões.
Ainda conforme o relatório, o trecho precisa de intervenções o mais rápido possível para que o risco de acidente geotécnico seja minimizado. Dentre as opções, a empresa contratada sugeriu o túnel como melhor opção de resolução do problema.
"Com base na precificação das soluções, a solução com duplicação com manutenção do traçado atual parece ser a mais atraente do ponto de vista econômico. Entretanto, é importante destacar que uma solução com túnel possui atratividade ao usuário, sobretudo se o túnel é curto, o que pode agregar mais uma valência às atrações turísticas da região", diz a conclusão do relatório.
Fonte: DA REPORTAGEM - G1-MT
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