Noticias
Resíduos da produção de cerveja incrementam ração de ovinos
09 de Agosto de 2024 as 08h 56min

Resíduos da produção de cerveja, mais precisamente a cevada, estão virando complemento nutricional para a ração de ovinos em Mato Grosso, juntamente com os de soja e milho recolhidos nos armazéns. Uma economia circular e com um melhor custo-benefício. Localizada em Campo Verde, a Cabanha Cambará é um exemplo de sustentabilidade econômica.
A Cabanha foi fundada por Pedro Paulo Montagner, mais conhecido como Pedro Cambará. ele chegou na região no final da década de 1970, acompanhando a família que saiu do Rio Grande do Sul. Junto com eles veio a tradição de criar carneiros.
A Cabanha Cambará foi a primeira de Mato Grosso a trabalhar com a genética de ovinos. “Hoje, a principal atividade da Cabanha é a venda de reprodutores e matrizes para melhoramento genético. Mas, tem também os animais de abate, que não dão registro, animal que não classifica na seleção e aí vai para a comercialização de carne”, conta Pedro ao programa MT Sustentável desta semana.
Na propriedade são encontradas três raças de ovinos: Santa Inês, Dorper e Texel. O rebanho total varia entre 800 a uma mil cabeças, dependendo da época do ano e do fluxo do mercado.
O criador explica que parte dos carneiros são criados à campo, em uma área de 15 hectares de pastagem. Enquanto, outra parte dos animais ocupam os estábulos suspensos, os quais contam com um piso de grade plástica, que além de mais confortável, deixa passar todos os dejetos, ficando, assim, o local sempre limpo.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Renato Paiva é demitido do Botafogo
Publicado em 30 de Junho de 2025 ás 17h 09min
TRAGÉDIA NA BR-163
Publicado em 30 de Junho de 2025 ás 15h 08min
Mulher avança cruzamento e é atingida por viatura da PM
Publicado em 30 de Junho de 2025 ás 14h 08min