Noticias
Ressocialização e emprego aos egressos do sistema prisional
19 de Abril de 2023 as 08h 06min

A Prefeitura de Sinop inaugurou a sede do Escritório Social, que vai atender as pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares no processo de retomada ao convívio social em liberdade civil, além de contar com equipes preparadas para oferecer apoio psicossocial e encaminhá-los ao mercado de trabalho. O serviço é gerido pela secretaria de Assistência Social.
Sinop tem a quarta maior população carcerária do município, com cerca de 840 presos na Penitenciária Osvaldo Florentino Leite, o Ferrugem. Dessa forma, o Escritório Social, que é uma ferramenta de inclusão prevista no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem a gestão compartilhada entre os Poderes Judiciário e Executivo, chega para contribuir com o processo de execução penal, atuando desde a organização documental do indivíduo preso, fornecendo acesso a trabalho, até a garantia da passagem para retornar a cidade de origem, caso não seja de Sinop.
O presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF-MT), desembargador Orlando Perri, avaliou a importância do Escritório Social.
“As estatísticas mostram que a cada 100 presos que deixam a cadeia, 80 voltam a cometer novos crimes. Isso para mim é um indicativo mais do que claro de que nós estamos falhando no propósito da ressocialização”, observou o desembargador.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Pix tem novas regras para evitar fraudes
Publicado em 03 de Julho de 2025 ás 12h 08min
MT: protagonismo na produção mundial de grãos e fibras
Publicado em 03 de Julho de 2025 ás 11h 09min
Mendes apresenta agronegócio de MT em fórum internacional
Publicado em 03 de Julho de 2025 ás 10h 07min