Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 10 de Maio de 2025

Noticias

REUNIÃO NO TESOURO Tesouro Nacional demonstra boa vontade para autorizar empréstimo

14 de Agosto de 2019 as 00h 00min

Aceitação do Tesouro Nacional é fundamental para o processo – Foto: Assessoria

CLEMERSON SM

clemersonsm@msn.com

 

O senador Wellington Fagundes (PL) e o deputado federal Neri Geller (PP), articularam junto à direção do Tesouro Nacional uma reunião com o governador Mauro Mendes (DEM) e o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo na manhã de ontem (13).

O objetivo do encontro foi tratar da liberação do empréstimo junto ao Banco Mundial, que precisa da União assinar como avalista do estado de Mato Grosso. Via Advocacia-geral da União, o parecer havia sido negado ainda no primeiro semestre, por motivos de dívida do Estado com o Governo Federal.

Na reunião, os representantes de Mato Grosso conseguiram sensibilizar o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida que se mostrou disposto a contribuir.

“Nós vamos analisar, mas quero salientar o seguinte, que o Estado de Mato Grosso na atual gestão tem feito um excelente trabalho de ajuste fiscal. O governador pegou um Estado com as contas desequilibradas, que está com nota C e já, desde o início do ano, tem aprovado medidas importantes na Assembleia Legislativa. Sinalizando que o Estado de Mato Grosso busca de fato um equilíbrio fiscal de recuperar a sua capacidade de investimento. Para nós do tesouro nacional é uma alegria ver sua equipe empenhada na busca do ajuste fiscal e do controle de suas despesas”, apontou o secretário.

Nesta oportunidade foi conseguido que análise do pedido de empréstimo tenha continuidade em seu rito mesmo com Mato Grosso não tendo cumprido com o programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal, pactuado com o Governo Federal em 2017 para ter sido cumprido no ano de 2018.

 

“Essa foi uma agenda importante para Mato Grosso, mais um capítulo para nós conseguirmos efetivar a nossa repactuação de dívida do Bank of América com o Banco Mundial. Agradeço muito aos técnicos do tesouro que estão tendo uma atitude muito diligente com o Estado de Mato Grosso atendendo aqui a nossa bancada federal e o senador Wellington Fagundes. Ainda temos outras etapas para serem vencidas”, destacou o governador.

Ainda existem outras duas etapas até que o processo chegue ao Senado Federal para aprovação dos parlamentares. “Como esse assunto vai para a comissão de assuntos econômicos. Lá nos temos os três senadores que atuaram na mesma linha. Esse empréstimo é bom para Mato Grosso, dá um fôlego fiscal e ajuste nas contas, a questão salarial e as obras que precisam ser tocadas, principalmente, as obras inacabadas. Então, ele tem o apoio de toda a bancada, porque tenho certeza que isso vai viabilizar a curto e médio prazo a situação econômica do Estado”, afirmou o senador Fagundes.

 

Veja Mais

MP ajuiza ação contra reeleição ilimitada de mesa diretora da Câmara de Itanhangá

Publicado em 10 de Maio de 2025 ás 09h 35min


Sem tempo para treinar, Mano repete plano de Quinteros no Grêmio

Publicado em 10 de Maio de 2025 ás 07h 32min


Frente Parlamentar em Defesa do Comércio discute transação tributária em Sinop

Publicado em 10 de Maio de 2025 ás 05h 30min


Jornal Online

Edição nº1541 - 10/05/2025