Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

RIO XINGU: Balsa completa 5 meses sem funcionar

Atividades paralisaram em março

30 de Agosto de 2020 as 09h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Com atividades suspensas há cinco meses, a balsa ‘Estradeiro I’ e o rebocador ‘Estradeiro II’, utilizados na travessia do Rio Xingu, em São José do Xingu, continuam sem funcionar devido à pandemia do novo coronavírus.

A medida foi adotada por lideranças indígenas que demonstram preocupação com o avanço da doença na região. As operações da balsa que liga a região Norte Araguaia ao extremo Norte de Mato Grosso pela MT-322, foram paralisadas no dia 25 de março por tempo indeterminado, conforme informou a administração da embarcação em nota.

Administrada pelos próprios indígenas da etnia Kayapó, a Balsa Xingu é utilizada na rota de escoamento da produção de grãos e gado. O desvio que está sendo feito por motoristas atualmente chega a mil km, o que encarece os serviços de frete, segundo produtores rurais da região.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, já afirmou que foram tentados alguns acordos junto às lideranças indígenas para o retorno das atividades. E propôs horários reduzidos com a adoção das medidas de prevenção cabíveis. No entanto, a administração optou por parar as operações.

 

OUTRAS BALSAS

Apesar da suspensão das operações da balsa sobre o rio Xingu, as demais operações de transporte hidroviário em Mato Grosso seguem normalmente, com a adoção de medidas de prevenção ao coronavírus. Continuam operando as balsas que fazem a travessia sobre os rios Arinos, Verde, Juruena, Teles Pires, Apiacás e Rooselvelt.

Veja Mais

Cássio deve ir para o banco de reservas contra o Fluminense

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 18h 38min


Sinop: criança atropelada por caminhão vem a óbito no Hospital Regional

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 14h 28min


Envolvidos em queda de avião são presos com armas e munições em Tangará da Serra

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 11h 55min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024