Noticias
Rizicultores ganham eficiência no manejo de áreas alagadas
09 de Agosto de 2024 as 10h 57min
Melhor desempenho e tração em suas novas barras com desenho de alavanca – Foto: DivulgaçãoO cultivo de arroz no Brasil é uma atividade extremamente importante, não só no aspecto econômico, mas também no âmbito alimentar, afinal, é um dos alimentos mais consumidos diariamente pela população.
Sua produção é concentrada praticamente em três estados, com destaque para o Rio Grande do Sul (maior produtor nacional), seguido por Santa Catarina e Tocantins. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 2023/24 foram produzidas 10,75 milhões de toneladas do cereal, sendo 9,98 milhões de toneladas cultivadas em áreas alagadas (irrigadas).
Diferentemente do sistema de plantio em sequeiro, o cultivo por inundação apresenta desafios específicos e requer um manejo diferenciado por parte dos rizicultores. Para ajudar a tornar este processo de plantio e colheita ainda mais eficiente, a Titan Pneus desenvolveu e traz para o mercado o Super Arrozeiro 3, um produto que apresenta inovação e melhor desempenho aos tratores.
Segundo José Luiz Coelho, gerente de Engenharia de Campo na Titan, a companhia desenvolveu um novo conceito para o pneu com destaque para a banda de rodagem.
Este possui desenho de centro aberto, com barras extra profundas e linhas com alavanca.
Essa nova tecnologia proporciona excelente desempenho, maior tração e penetração em solos alagados, aonde geralmente há baixa estabilidade.
“Com os novos conjuntos, os rizicultores terão melhor performance durante o manejo, pois as novas linhas com alavanca não permitem o acúmulo de resíduos no rodado, evitando assim a patinação do trator”, destacou.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Esmagamento de soja em 2024 bate recorde em Mato Grosso
Publicado em 04 de Fevereiro de 2025 ás 14h 12min
Água é um dos desafios globais da agricultura
Publicado em 04 de Fevereiro de 2025 ás 13h 13min
Bebida de soja ajuda na recuperação de pessoas em situação de vulnerabilidade
Publicado em 04 de Fevereiro de 2025 ás 12h 12min