Noticias
RONDONÓPOLIS: Energisa: Procon aponta má prestação de serviço e cobra melhorias
Consumidor viu sua conta de energia saltar dos costumeiros R$ 70 para mais de R$ 400
07 de Novembro de 2019 as 07h 00min
Cerca de 80% das reclamações junto ao Procon-MT se referem à cobrança indevida/abusiva – Foto: Divulgação
DA REPORTAGEM
A aposentada Dalva Monteiro, 58 anos, moradora da zona rural de Rondonópolis, costumava pagar em torno de R$ 70 de energia elétrica por mês. Em casa, um ventilador, uma geladeira, um freezer e um bebedouro são os eletrodomésticos mais usados, especialmente aos finais de semana, que é quando está em casa - de segunda a sexta-feira ela fica na casa da irmã.
Mas este ano, Dalva viu sua conta de energia saltar dos costumeiros R$ 70 para mais de R$ 400. Depois, outras contas vieram na casa dos R$ 300 e R$ 200. Chegou o momento em que a aposentada acumulava R$ 900 de dívidas com a concessionária de energia. Ou pagava ou ficaria sem o serviço. Reuniu tudo o que tinha e pagou.
O caso de Dalva foi um dos apresentados durante audiência pública sobre energia elétrica em Rondonópolis, realizada pela Assembleia de Mato Grosso na última semana. O objetivo foi debater os principais problemas identificados na prestação do serviço. Na ocasião, o Procon-MT apresentou dados atualizados das reclamações referentes à energia, bem como as principais medidas que, na avaliação da equipe do órgão de proteção ao consumidor, precisam ser adotadas pela concessionária para mudar a atual situação.
Apenas em outubro o Procon-MT registrou 1.779 reclamações contra a concessionária de energia pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Já pela plataforma consumidor.gov.br foram 301 registros. Somadas, as reclamações chegaram a 2.080 em outubro, quase quatro vezes mais do que a média dos meses anteriores.
Cerca de 80% das reclamações se referem à cobrança indevida/abusiva, resultado da falta de leituras efetivas nas unidades consumidoras. Ou seja, sequências de meses faturados por estimativa que resultam em acúmulo de consumo, que depois é cobrado em uma única fatura. Isso, na avaliação da equipe do Procon-MT, corresponde à má prestação de serviço.
Veja Mais
Colíder sedia etapa regional dos Jogos Escolares Mato-grossenses
Publicado em 27 de Junho de 2026 ás 12h 13min
Concessionárias debatem inovação e segurança viária durante painel
Publicado em 27 de Junho de 2026 ás 10h 18min
Após duas vitórias, Carlo Ancelotti pode repetir escalação pela 1ª vez
Publicado em 27 de Junho de 2026 ás 08h 11min
