Noticias
Rota do Futuro passa por Mato Grosso na integração Brasil e América do Sul
08 de Novembro de 2024 as 11h 01min
Mato Grosso participa da rota chamada Quadrante Rondon – Foto: DivulgaçãoO secretário de Articulação Institucional do Ministério do Planejamento e Orçamento, João Villaverde, apresentou nesta semana o projeto das cinco rotas de Integração e Desenvolvimento Sul-Americano a embaixadores da América do Sul.
A iniciativa visa fortalecer o comércio e reduzir os custos de transporte entre o Brasil e os países vizinhos, com Mato Grosso participando da rota chamada Quadrante Rondon, que conecta o estado com Bolívia e Peru. A rota é estratégica para a exportação regional, especialmente para a Ásia.
Segundo Villaverde, a rota tem sido chamada de “rota do futuro”, por seu potencial na conexão comercial. Em 2023, o estado enviou produtos no valor de US$ 1,4 bilhão para o continente sul-americano, marcando um expressivo crescimento de 53% em relação ao ano anterior. Com a nova rota esse potencial irá aumentar ainda mais.
O projeto, que faz parte da agenda do Consenso de Brasília, tem como objetivo consolidar o Brasil como um motor da integração sul-americana, aproveitando um financiamento de US$ 10 bilhões, em parceria com bancos de desenvolvimento regionais.
Antonio Silveira, do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), destacou quatro desafios principais para a concretização do projeto: facilitar o comércio, fornecer infraestrutura integrada, alinhar regulamentações e garantir sustentabilidade ambiental e social.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Soja avança nas principais regiões, mas pragas e doenças preocupam produtores
Publicado em 02 de Janeiro de 2025 ás 09h 47min
OAB Sinop coordena força-tarefa para criação de nova Vara de Família
Publicado em 02 de Janeiro de 2025 ás 05h 41min
Emergência gastrointestinal perigosa em recém-nascidos
Publicado em 01 de Janeiro de 2025 ás 11h 43min