Noticias
Rota do Futuro passa por Mato Grosso na integração Brasil e América do Sul
08 de Novembro de 2024 as 11h 01min

O secretário de Articulação Institucional do Ministério do Planejamento e Orçamento, João Villaverde, apresentou nesta semana o projeto das cinco rotas de Integração e Desenvolvimento Sul-Americano a embaixadores da América do Sul.
A iniciativa visa fortalecer o comércio e reduzir os custos de transporte entre o Brasil e os países vizinhos, com Mato Grosso participando da rota chamada Quadrante Rondon, que conecta o estado com Bolívia e Peru. A rota é estratégica para a exportação regional, especialmente para a Ásia.
Segundo Villaverde, a rota tem sido chamada de “rota do futuro”, por seu potencial na conexão comercial. Em 2023, o estado enviou produtos no valor de US$ 1,4 bilhão para o continente sul-americano, marcando um expressivo crescimento de 53% em relação ao ano anterior. Com a nova rota esse potencial irá aumentar ainda mais.
O projeto, que faz parte da agenda do Consenso de Brasília, tem como objetivo consolidar o Brasil como um motor da integração sul-americana, aproveitando um financiamento de US$ 10 bilhões, em parceria com bancos de desenvolvimento regionais.
Antonio Silveira, do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), destacou quatro desafios principais para a concretização do projeto: facilitar o comércio, fornecer infraestrutura integrada, alinhar regulamentações e garantir sustentabilidade ambiental e social.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Reino Unido: maioria dos funcionários já usa IA sem o patrão saber
Publicado em 20 de Outubro de 2025 ás 12h 52min
Sinop participa de capacitação que discute trabalho infantil
Publicado em 20 de Outubro de 2025 ás 10h 50min
Doação em vida é alternativa para sucessão e perpetuidade
Publicado em 20 de Outubro de 2025 ás 08h 48min