Noticias
Rotatória em frente aos Bombeiros registra vários acidentes em Sinop
01 de Setembro de 2023 as 05h 32min

Uma rotatória na Avenida das Figueiras, no cruzamento com a Rua Joaquim Aleixo Gama, em Sinop, tem chamado atenção para a quantidade de acidentes que causou desde sua construção.
Localizada no bairro Delta, na transição para o Jardim Itália III, a rotatória já registrou vários acidentes nos últimos 30 dias. Inclusive, os postes de iluminação estão nos limites do meio-fio, tornando-se ainda mais perigosos numa eventual colisão. E uma curiosidade: ela fica exatamente em frente ao 3º Comando Regional Bombeiro Militar (CRBM III).
O último acidente aconteceu na noite de quarta-feira (30). Um Fiat Pulse, cinza. O condutor não se feriu, e a Guarda Civil Municipal foi acionada. A versão apurada, que passa a ser investigada, é que o condutor trafegava pela Figueiras sentido Itália III quando perdeu o controle na rotatória e atingiu o poste.
A Polícia Militar estava em patrulhamento na região e realizou a sinalização do local até a chegada da Guarda Municipal. Com o impacto, o carro teve para-choque e capô danificados.
Na semana passada, o condutor de um Chevrolet Camaro também perdeu o controle e atingiu o porte, danificando o veículo e o poste, que desde então ficou ‘torto’.
ABUSO DE
VELOCIDADE
Que o trânsito de Sinop tem se tornado cada vez mais complicado e perigoso, isso não é novidade para ninguém. Entretanto, as autoridades parecem fazer vista grossa e até endossam o excesso de velocidade.
Recentemente, o único redutor de velocidade que havia no trecho foi retirado. “Agora, os motoristas que vêm da (Avenida) André Maggi no sentido do Aquarela passam ‘voando’ (sic) aqui, coisa de 80, 100 km/h. Para nós, que moramos aqui, fica perigoso até sair de carro, porque numa dessa esses motoristas podem nos atingir e causar um grave acidente”, contou um morador, que preferiu não se identificar.
No sentido Itália III, não há redutor de velocidade, à noite a visibilidade é deficitária e não há luminosos suficientes na rotatória. No sentido centro, há os sonorizadores, instalados em função do Corpo de Bombeiros, mas que também não inibem a velocidade dos veículos.
Para a construção da rotatória no cruzamento das avenidas Figueiras com André Maggi, outras obras foram feitas, entre elas o fechamento de pelo menos dois retornos ao longo da Figueiras na direção do Itália III, com a abertura de outros dois – um para cada lado.
Entretanto, isso dificultou a vida dos moradores do Jardim Europa, que praticamente ficaram isolados. Isso porque quem reside no bairro e precisa se dirigir à região do Itália III, Florença, Aquarela das Arte, precisa acessar o retorno já próximo ao semáforo da Figueiras/André Maggi, aumentando o trajeto.
Ao Diário do Estado MT, o secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Valdir Sartoreli, afirmou que de acordo com a legislação, as faixas elevadas que existiam próximas ao local estavam irregulares na época, por isso da sua retirada e, que por conta disso ele já pediu ao engenheiro responsável na secretaria de Trânsito para encontrar uma solução para o problema.
“Eu pedi uma atenção especial do engenheiro que está responsável aqui pela secretaria de Trânsito, porque está acontecendo muitos acidentes, nós vamos ter que achar uma alternativa para coibir essas [altas] velocidades porque não se consegue fazer a rotatória se estiver em alta velocidade. Existem aqueles que insistem e com a alta velocidade não tem como fazer a manobra e aí o ‘coitado’ do poste lá levou duas porradas”, disse.
O pedido também já foi feito pelo Tenente Coronel e comandante dos Bombeiros, Jean Oliveira. “Vamos ver o que que a gente consegue fazer aqui, às vezes constrói alguma coisa, porque até o próprio Jean [Oliveira – Tenente Coronel] do 4º Batalhão Bombeiro Militar, já pediu pra gente pra ver o que que faz porque já teve vários acidentes ali”, finalizou Sartoreli.
Fonte: JOSÉ ROBERTO GONÇALVES E CLEMERSON MENDES
Veja Mais
Renato Paiva é demitido do Botafogo
Publicado em 30 de Junho de 2025 ás 17h 09min
TRAGÉDIA NA BR-163
Publicado em 30 de Junho de 2025 ás 15h 08min
Mulher avança cruzamento e é atingida por viatura da PM
Publicado em 30 de Junho de 2025 ás 14h 08min