Noticias
Síndrome do olho flácido: além da estética
04 de Julho de 2023 as 18h 51min

Além de aspectos estéticos, o desalinhamento do olhar pode indicar doenças adquiridas durante a vida adulta. A síndrome do olho flácido é caracterizada pela flacidez dos tecidos oculares internos e também da pálpebra. Ela atinge em sua maioria a população acima de 60 anos e tende a se agravar quando não diagnosticada corretamente, ocasionando ptose, visão dupla e estrabismo.
Conforme o médico oftalmologista, Diogo de Paula Soares, especialista em cirurgia de estrabismo, é necessária a avaliação dos músculos e tecidos ao redor do olho, para que não somente os aspectos estéticos sejam levados em conta, pois mesmo com retirada da pele em excesso para fins de aparência, sem a avaliação oftalmológica, a síndrome do olho flácido permanece.
“Os pacientes, em sua maioria, são mulheres claras de características caucasianas, apresentam visão dupla inicialmente para longe, com um pequeno estrabismo. O olho tende a ser virado para dentro e um pouco para baixo. Depois a visão vai progressivamente se tornando dupla também de perto. Além disso, é comum o aparecimento da ptose, que é a queda da pálpebra, tudo isso por conta da flacidez, característica da síndrome”, destacou o oftalmologista.
Ainda de acordo com o especialista, o diagnóstico e tratamento devem ser realizados por um médico oftalmologista. Na maioria dos casos, inicialmente é indicado o uso de óculos com prismas, para aliviar a visão dupla. Entretanto, como a doença tende a ser progressiva, a solução pode ser a cirurgia de estrabismo, através da qual se obtém bons resultados.
Sobre o tema, Diogo de Paula Soares ministrou palestra no Congresso Sul-Brasileiro de Oftalmologia, realizado em Foz do Iguaçu/PR durante o final do mês de junho. O evento reuniu profissionais da área de todo o Brasil para tratar de novos diagnósticos oftalmológicos, além de tecnologias recentes.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Estudante de Sinop é selecionada para o Programa Jovem Senador
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 07h 10min
Empresária e artesã de Sinop profissionalizou hobby
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 06h 11min
Chuva quebra histórico climático de 40 anos em Sinop, aponta cientista da SpectraX
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 05h 10min