Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 12 de Fevereiro de 2026

Noticias

Sítio Pesqueiro em Sinop avança com regulamentação e incentivo

27 de Setembro de 2025 as 12h 39min

Sítio Pesqueiro terá impactos positivos na economia local – Foto: Assessoria

Em Sinop, a construção do Sítio Pesqueiro avança com a participação de órgãos  ambientais, associações e a Secretaria de Turismo. O objetivo é regulamentar a pesca esportiva, garantindo preservação ambiental e promovendo o turismo local.

A iniciativa busca gerar emprego, renda e estruturar o município como referência em pesca esportiva no estado. Ao todo, o projeto envolve diversas entidades e terá impactos positivos na economia e na cadeia turística da cidade.

O diretor regional da SEMA em Sinop, Gabriel Conter, detalha que a lei do Sítio Pesqueiro exige estudos que comprovem que a pesca durante o período da piracema não prejudique a reprodução dos peixes. Ele reforça que a pesca esportiva só é permitida mediante aprovação do órgão ambiental, garantindo que os peixes sejam devolvidos ao rio sem danos.

“O estudo quem vai propor provavelmente vai ser a associação dos pescadores. Eu acho que é importante frisar que a pesca durante período de piracema não está autorizada, deixa muito claro”, disse.

O presidente da Associação de Pesca Esportiva do Norte de Mato Grosso, Marcos Beckmann, destaca que Sinop se consolida como polo de turismo de pesca esportiva. Ele ressalta que o município recebe turistas, movimenta o comércio local e conta com apoio de entidades e da própria prefeitura para fortalecer o setor.

“O município de Sinop e no entorno é uma prática que vem sendo alimentada ao longo dos anos e hoje nós temos muitos turistas vindo para cá, fazendo comércio, ampliando, para as rodas de pesca abrir, novos guias de pesca e isso só demonstra a força desse turismo”, destacou.

A diretora de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sinop, Leidiane Viegas, ressalta que a criação do Sítio Pesqueiro precisa ser regulamentada por decreto, com fiscalização, parcerias e ações de conscientização ambiental.

“São várias mãos trabalhando em prol da construção desse decreto com a participação efetiva da Associação de Pesca Esportiva de Sinop, porque nós entendemos que hoje o município está no topo da questão da pesca esportiva”, reforçou.

Leidiane complementa que o Sítio Pesqueiro terá impactos positivos na economia local, fomentando torneios, eventos, geração de emprego e renda, e beneficiando toda a cadeia produtiva do turismo em Sinop.

“Nosso intuito aqui é de fato encontrar ferramentas para que o sítio pesqueiro possa ser implementado, para que possamos ter a pesca durante todo o ano e fomentar a nossa economia local, gerar emprego, gerar renda, não só para os lojistas, mas também para os hotéis, para os prestadores de serviços turísticos, a cadeia produtiva do turismo como um todo”, finalizou.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Quando a Cultura Normaliza a Violência

Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 18h 18min


Megacidade futurista na Arábia Saudita passa por mudança radical e pode virar data center

Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 17h 44min


Prazo para inscrições na 13ª Copa Marcelinho Boiadeiro termina dia 20

Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 16h 43min


Jornal Online

Edição nº1736 - 12/02/2026