Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 27 de Setembro de 2025

Noticias

Série D 2023 toma forma e já tem 63 dos 64 clubes definidos

20 de Outubro de 2022 as 14h 00min

Jogadores do Tocantinópolis em treino — Foto: Assessoria

Com o encerramento da temporada se aproximando, a Série D de 2023 toma forma e já tem 63 dos 64 dos seus clubes participantes conhecidos.

A última vaga que resta será ocupada após a disputa da Copa Maranhão, torneio iniciado no último domingo que dá chance ao campeão escolher se participa da Quarta Divisão ou da Copa do Brasil.

Em setembro, a CBF anunciou o calendário do futebol brasileiro para o ano que vem, com a 24 datas para a Série D. A competição tem início marcado para o dia 30 de abril e término previsto em 29 de outubro, já nas suas fases finais.

Além da questão do Maranhão, o Mato Grosso também esperava definição de um dos seus representantes: o Nova Mutum. O clube venceu a Copa FMF e, se escolhesse uma vaga na Copa do Brasil, o rival Operário-VG, vice-campeão do torneio estadual, entraria na Série D. Foi o que aconteceu.

Dentro dos blocos regionalizados - como assim deve permanecer o formato de disputa para 2023 -, serão formados oito grupos, cada um com oito times cada, definidos pela logística de deslocamento das equipes.

Na primeira fase, a tendência é a repetição dos jogos de ida e volta, totalizando 14 rodadas - com os quatro melhores colocados avançando para a segunda fase e, na sequência, encarando mais dois mata-matas (oitavas e quartas de final) para chegar ao acesso.

A região Nordeste, por exemplo, terá a maior quantidade de representantes, sendo 23 no total. Em Pernambuco, Santa Cruz, eliminado nas oitavas de final, e Retrô, na segunda fase, serão os participantes. Confira os participantes da competição em 2023 por regiões:

NORTE
Acre: Humaitá e São Francisco; Amapá: Trem; Amazonas: Nacional e Princesa; Rondônia: Real Ariquemes; Roraima: São Raimundo; Pará: Águia e Tuna Luso; Tocantins: Interporto e Tocantinópolis.

NORDESTE
Maranhão: Cordino e mais um; Piauí: Parnahyba e Fluminense; Ceará: Pacajus, Iguatu, Caucaia, Ferroviário e Atlético; Paraíba: Nacional, Sousa e Campinense; Pernambuco: Retrô e Santa Cruz; Rio Grande do Norte: Potiguar e Globo; Alagoas: Cruzeiro e ASA; Sergipe: Sergipe e Falcon; Bahia: Atlético, Jacuipense e Bahia de Feira.

CENTRO-OESTE
Mato Grosso do Sul: Operário; Distrito Federal: Ceilândia e Brasiliense; Goiás: Crac, Anápolis e Iporá; Mato Grosso: União e Operário-VG.

SUDESTE
Minas Gerais: Democrata GV, Athletic e Caldense; Espírito Santo: Vitória e Real Noroeste; Rio de Janeiro: Nova Iguaçu, Resende e Portuguesa; São Paulo: Inter de Limeira, Ferroviário, Santo André e XV de Piracicaba.

SUL
Paraná: Cascavel, Maringá e Independente São Joseense; Santa Catarina: Camboriú, Concórdia e Hercílio Luz; Rio Grande do Sul: Novo Hamburgo, Aimoré, Caxias e Brasil de Pelotas.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Golpes com CPF na nota: 5 formas de reconhecer e evitar

Publicado em 26 de Setembro de 2025 ás 17h 23min


Bombeiros orientam sobre cuidados durante as chuvas da temporada

Publicado em 26 de Setembro de 2025 ás 16h 22min


Resistência ainda predomina, mas surgem oportunidades reais para empresas

Publicado em 26 de Setembro de 2025 ás 15h 22min


Jornal Online

Edição nº1642 - 27a29/09/2025