Noticias
Série estreia dia 11 no SescTV
04 de Setembro de 2024 as 11h 42min
Obra mostra uma equipe de arqueólogos escavando sítio teotônio na Floresta Amazônica – Foto: AssessoriaA segunda temporada da série “Amazônia, Arqueologia da Floresta”, dirigida por Tatiana Toffoli, estreia em todo o Brasil no SescTV no próximo dia 11. Dividida em quatro episódios, a segunda temporada da série mostra uma equipe de arqueólogos, coordenada pelo pesquisador Eduardo Góes Neves, em processo de escavação no sítio de Teotônio, em Rondônia, na Amazônia.
Produzida pela Elástica Filmes, a série tenta identificar indícios de antigas ocupações indígenas. Em pedaços de cerâmica, sementes carbonizadas e resíduos microscópicos de amido, ressurge a vida de povos que habitaram o território por milênios, em contraste com as atuais formas de ocupação da Amazônia, marcadas pela destruição.
O sítio Teotônio foi ocupado por pelo menos sete povos indígenas diferentes ao longo de milhares de anos. Ali foram encontrados os registros mais antigos de terra preta na Amazônia, talvez a melhor evidência de que os povos indígenas modificaram a natureza. Sua localização privilegiada, próximo à cachoeira do Teotônio, no rio Madeira, atraiu diferentes povos, provavelmente em busca da grande quantidade de peixes disponíveis.
Para a diretora da série, Tatiana Toffoli, um destaque desta temporada é a presença do indigenista e ecólogo Daniel Cangussu, servidor da FUNAI na Frente de Proteção Etnoambiental Madeira-Purus. “Ele mostra artefatos dos Hi-Merimã, povo que vive em isolamento na região do alto rio Purus, em Lábrea, e faz uma analogia entre a arqueologia e a ciência mateira ao comparar os vestígios deixados por esses povos na floresta com os vestígios encontrados pelos arqueólogos nas escavações”, observa.
Ainda segundo a diretora, o que chama atenção nesta segunda temporada de “Amazônia, Arqueologia da Floresta” é que, além de mostrar a descoberta de importantes vestígios arqueológicos no sítio de Teotônio, a série também revela um processo contínuo de destruição da floresta amazônica, que se aproxima de um ponto de não retorno.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Bets que não pediram autorização serão suspensas a partir de outubro
Publicado em 19 de Setembro de 2024 ás 10h 51min
Megatsunami que ninguém ficou sabendo causou terremoto que ninguém entendeu
Publicado em 19 de Setembro de 2024 ás 09h 50min
Aposta em design de foguete mais ágil e resistente para competição nacional
Publicado em 19 de Setembro de 2024 ás 08h 49min