Noticias
SAÚDE: Centro de Hanseníase capacita professores da rede municipal de Sinop
00 de de 0000 as 00h 00min

Assessoria
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu durante a manhã da última sexta-feira (20), a segunda etapa de capacitação sobre hanseníase para servidores da Rede Municipal de Educação. O evento que foi realizado no auditório do Centro de Eventos, pela equipe do Centro de Hanseníase, e contou com aproximadamente 250 docentes.
A terceira e última etapa será realizada na próxima sexta-feira, 27 de setembro, para mais 250 educadores. No total, as três etapas irão contemplar 700 professores.
Conforme a enfermeira e coordenadora do Centro de Hanseníase, Maria Auxiliadora Freitas Souza, a ação busca informar e se preciso examinar todos os educadores do município. “No último ano realizamos a ação com os servidores da saúde, então neste momento, o foco está sendo com os servidores da educação. Porque é importante que todos tenham ciência do que é a doença e, principalmente, para que nós [saúde municipal] possamos identificar os casos e tratá-los”, frisa.
Conforme dados da Secretaria de Saúde, somente em 2019, já foram identificados 563 novos casos de Hanseníase. Número que mostra o bom desempenho de toda a equipe da saúde municipal.
Os índices mostram que a saúde municipal de Sinop identificou e tratou de 543 novos casos em 2017 e 739 em 2018. Atualmente, estão em tratamento em torno de 700 pacientes. Segundo a coordenadora, o exame de hanseníase é clínico, não precisa ter manchas para ser detectada, e quando essas são encontradas, realizam-se os testes térmico, tátil e doloroso. “Nervos espessados também são um alerta para a doença e, em casos mais avançados, a pessoa para de sentir dor porque está com a imunidade muito baixa. Quando isso ocorre a pessoa, infelizmente, já tem sequelas”, esclarece Maria Auxiliadora.
Os tratamentos ofertados são os Paucibacilares, com duração de seis meses, e os Multibacilares, que é o mais diagnosticado, inclusive em crianças, e dura aproximadamente um ano. Pessoas contaminadas, em estado avançado, sem tratamento, transmitem pelo sistema respiratório enquanto falam, tossem ou espirram.
Veja Mais
BC suspende mais três instituições financeiras
Publicado em 08 de Julho de 2025 ás 15h 19min
Algodão e milho avançam na colheita, mas trabalhos seguem atrasados
Publicado em 08 de Julho de 2025 ás 13h 17min
Saúde de Sinop realiza vacinação itinerante em empresas e ambientes públicos
Publicado em 08 de Julho de 2025 ás 12h 15min