Noticias
SAÚDE: Governo retoma transplantes de rins
Primeira-dama foi convidada pelo secretário de Saúde para ser madrinha da causa
05 de Setembro de 2019 as 00h 00min

ASSESSORIA DE IMPRENSA
O Governo de Mato Grosso vai retomar ainda este ano as cirurgias de transplante renal. O anúncio foi feito pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, em sua rede social. O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, vem cuidando há meses do assunto e convidou a primeira-dama para ser a madrinha da causa.
De acordo com Figueiredo, os procedimentos documentais já foram protocolados no Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde trabalha intensamente para buscar todas as liberações necessárias para reiniciar os trabalhos ainda este ano.
Sensível à causa, justamente por ser transplantada renal há quase cinco anos, a primeira-dama prontamente se colocou à disposição para auxiliar o secretário nas ações e tratativas necessárias para que o Estado comece a realizar ainda este ano os primeiros transplantes.
“Como transplantada renal há quase cinco anos e por conta de todo meu envolvimento com esta importante e sensível questão assumo como madrinha o projeto, que será brilhantemente conduzido pelo nosso secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo e toda sua equipe. Eu sei a luta que é enfrentar uma hemodiálise, passar três dias da semana conectada em ma máquina e os outros dias sofrer com enjoos, dores, mal-estar e todas as reações”, destacou.
Em Mato Grosso, há aproximadamente 1,8 mil pacientes fazendo hemodiálise. Os dados são de que 50% tenham indicação para o transplante renal. Contudo, o percentual só pode ser confirmado após a avaliação da equipe da Central Estadual de Transplante da Secretaria de Estado de Saúde.
Segundo Gilberto Figueiredo, a Central já iniciou um processo de acompanhamento ambulatorial que está quantificando o número de pacientes que vão fazer parte da lista de seleção para realizar a cirurgia de transplante.
“Já iniciamos o acompanhamento ambulatorial e nos próximos dias vamos iniciar a listagem de pacientes, colocar todos no cadastro técnico para que eles possam de fato ser selecionados para um transplante na situação em que houver órgãos disponíveis. A retomada dos procedimentos de transplante de rins é uma grande conquista não apenas para SES, mas principalmente para o Estado, pois este serviço foi interrompido há 10 anos. Além disso, com essa retomada, teremos uma grande economia para o Estado, pois um dos maiores valores é o gasto com transporte de pacientes para fora de Mato Grosso”, concluiu o secretário.
Veja Mais
Drex deve mudar como compramos e vendemos bens
Publicado em 08 de Junho de 2025 ás 07h 08min
10 mil famílias receberão escrituras em nova etapa da regularização fundiária
Publicado em 08 de Junho de 2025 ás 05h 07min
Abilio diz que queda nas UPAs “curou” pacientes após corte de atestados
Publicado em 07 de Junho de 2025 ás 11h 10min