Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 18 de Julho de 2025

Noticias

SAÚDE PÚBLICA: CER capacita enfermeiros de Sinop e região sobre ostomia

10 de Outubro de 2019 as 07h 30min

Foto: Divulgação

Assessoria

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) está ofertando, durante esta semana, nos dias 8, 9 e 10/10, uma capacitação sobre ostomia. Nos dois primeiros dias, o evento é destinado aos enfermeiros de Sinop e de mais 24 municípios vizinhos e, na última data, as orientações serão feitas diretamente aos pacientes que usam a bolsa de colostomia.

Conforme a Assistente Social do CER, Ana Maria Macedo, é muito importante que todos esses enfermeiros estejam aptos para realizar o procedimento como, também, para orientarem os pacientes e seus familiares nesta fase. “O CER sempre oferta esse tipo de capacitação, para que os pacientes realmente recebam dos profissionais de saúde a melhor orientação e com isso, passem a ter uma melhora na qualidade de vida. Afinal, é um processo realizado no pós operário, onde há uma rejeição muito grande”, frisa.

CER

A unidade vem se adequando desde 2017 a um sistema de protocolo de referência nacional, no intuito de ofertar melhorias nos serviços desenvolvidos dentro da unidade. Já no primeiro ano da gestão da prefeita Rosana Martinelli, com a implantação da modalidade, o CER aumentou o número de atendimentos em 142,77%, passando de 5.639 em 2016, para 13.690 em 2017.

Conforme exigência do protocolo aderido, todos os pacientes que iniciam o tratamento unidade passam por uma primeira avaliação com os multiprofissionais para que o então paciente receba uma terapia combinada entre os profissionais. Ou seja, um paciente ostomizado não terá, apenas, o acompanhamento de um médico gastroenterologista, mas também de um enfermeiro, um psicólogo, um nutricionista e ainda um assistente social. Já um paciente com lesões físicas terá o apoio de médico ortopedista, um enfermeiro, um psicólogo, um fisioterapeuta, um nutricionista, um assistente social e um terapeuta ocupacional. Para pacientes com necessidades auditivas, a equipe é formada por um fonoaudiólogo, um nutricionista, um otorrinolaringologista, um enfermeiro, psicólogo e um assistente social.

Atualmente, o CER conta com 40 servidores trabalhando no atendimento dos pacientes em reabilitação.

Veja Mais

Por que as vagas ociosas são uma dor de cabeça para Abilio?

Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 12h 19min


Missão chinesa visita MT para avançar em rastreabilidade com foco ambiental

Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 11h 18min


Kuntz pede instalação de quebra-molas e construção de praça no Jardim Maripá

Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 10h 17min


Jornal Online

Edição nº1591- 18/07/2025