Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

SAÚDE: Prefeitura de Sinop irá realizar mais 100 cirurgias oftalmológicas em novembro

25 de Outubro de 2019 as 15h 00min

Foto: Assessoria

Assessoria

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no dia 01/11, o segundo mutirão de cirurgias oftalmológicas com a oferta de 100 procedimentos de pterígios em pacientes regulados no município e que, desde 2013, aguardavam na fila de espera. Conforme o secretário municipal de Saúde, Gerson Danzer, o processo de contato com os munícipes está sendo feito pela Central de Regulação, via telefone.

Cirurgias como essas são de competência do Estado, mas devido ao grande quantitativo de pessoas esperando por uma vaga há anos, a prefeita Rosana Martinelli, determinou que a realização ocorresse por conta do município.

“As cirurgias são destinadas a pacientes que já estão regulados pelo município e, esses, são chamados pela classificação de risco e, em seguida, pela ordem cronológica. É importante que todas as pessoas que estão aguardando por esse procedimento, assim como qualquer outro ofertado na rede de saúde pública, mantenham, sempre, o telefone atualizado no Cartão SUS, para que haja possibilidade de contato com os mesmos”, alerta.

Os pacientes serão atendidos no Centro de Especialidades Médicas (CEM) pela equipe médica do Hospital dos Olhos de Cuiabá. O secretário explica que trazer a equipe médica para Sinop gera economia para o município e o conforto para os munícipes que necessitam deste serviço.

“Ao invés de levar os pacientes, juntamente como seus acompanhantes para Cuiabá, optamos em realizar os procedimentos no município. Assim, evitamos o transtorno de tirá-los da cidade, como também reduzimos custo desde passagens, hospedagem e alimentação”, relata.

Novos pacientes, que ainda não estão regulados pelo município e necessitam realizar cirurgias desta natureza, devem ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e passar por uma avaliação médica.

Em agosto deste ano, a Prefeitura de Sinop já contemplou 100 pacientes com cirurgias oftalmológicas, sendo 70 de pterígios e 30 de cataratas. Uma terceira etapa está prevista para os próximos dias, no intuito de zerar toda demanda reprimida do município. 

Os valores destinados são oriundos de recursos próprios do município e emendas impositivas da Câmara de Vereadores. 

Veja Mais

Chega ao mercado novo dosador de semente graúda

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 13h 04min


Grupo Piccin aposta na inovação para otimizar eficiência

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 12h 03min


Quem pode fazer cirurgia refrativa?

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 10h 58min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024