Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 13 de Outubro de 2025

Noticias

Safra 2025/26: risco de crédito e juros elevados

27 de Março de 2025 as 13h 56min

BC aumentou a Selic para 14,25% - Foto: Divulgação

O cenário político-econômico brasileiro tem gerado grande preocupação, principalmente no campo. Em meio a este cenário de incertezas, o governo   anunciou, na última semana, duas importantes decisões.

A primeira foi na semana passada, quando o Comitê Política Monetária do Banco Central do Brasil divulgou a elevação da taxa básica de juros (Selic) em 1 ponto percentual, para 14,25% ao ano, atingindo o maior patamar desde 2016. A medida, segundo as autoridades, visa conter a inflação persistente, o ambiente externo desafiador e incertezas quanto à política fiscal.

Em seguida, após atraso de mais de três meses, finalmente houve a aprovação do Orçamento do Governo Federal para 2025, no total de R$ 5,8 trilhões. “O cenário que se desenha até aqui é de elevação da taxa básica de juros e o acesso ao crédito se torna cada vez mais difícil, principalmente para pequenos e médios produtores que dependem de financiamentos para custear a safra”, destacou, Enilson Nogueira, especialista de Mercado de Grãos na Céleres consultoria.

O acesso ao crédito, conforme explica ele, será ainda mais difícil, não somente pela instabilidade econômica do mercado, mas também por conta do aumento da inadimplência e dos pedidos de Recuperação Judicial (RJ). De acordo com levantamento do Serasa, o último dado público do terceiro trimestre de 2024, apontou que houve um aumento em relação ao segundo trimestre de inadimplência no setor.

“O produtor que estava endividado no fim de 2024 acabou estendendo essa dívida para 2025. Diante desses riscos, as instituições bancárias que financiam a cadeia estão cautelosas exigindo mais garantias”, destacou, Vinícius Paiva, especialista de fusões e aquisições - M & A da Céleres.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Três mulheres morrem em grave acidente na BR-163

Publicado em 13 de Outubro de 2025 ás 15h 40min


Projeto de leitura conecta alunos de escola municipal a ilustradora

Publicado em 13 de Outubro de 2025 ás 14h 48min


Eletrificados no Brasil: vendas disparam e batem novo recorde

Publicado em 13 de Outubro de 2025 ás 12h 46min


Jornal Online

Edição nº1652- 11a13/10/2025