Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 13 de Fevereiro de 2026

Noticias

Safra da soja 24/25 tem cenário desafiador marcado pela pressão nos preços

15 de Dezembro de 2024 as 07h 52min

Pressão é observada tanto nos mercados internacionais quanto nacionais – Foto: Divulgação

O custeio da safra 2024/25 de soja em Mato Grosso é de R$ 50,27 bilhões. É o que aponta o Funding da Soja, divulgado na quinta (12) pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Segundo o relatório, o cenário para a temporada se apresenta desafiador, marcado pela pressão nos preços internacionais e nacionais, além das mudanças na estrutura de financiamento.

A área destinada para a oleaginosa na safra 2024/25 é de 12,66 milhões de hectares. Dados do Custo de Produção Agropecuário de Mato Grosso (CPA/MT), elaborado pelo Imea em parceria com o Senar Mato Grosso, revelam um custeio de R$ 3.969,90 por hectare.

O relatório destaca, que desde o início de 2024, os preços da soja se mostram pressionados diante da produção mundial, principalmente dos Estados Unidos e da Argentina, fator que contribuiu para que a expansão da área mato-grossense não seguisse a tendência das safras passadas.

Além disso, a pressão nos preços da saca de 60 kg, gerou desafios de comercialização, o que pode resultar em menor rentabilidade e maior instabilidade no mercado.

O Funding da Soja mostra ainda que no que tange ao mercado de crédito, entre os anos de 2023 e 2024 este tem se mostrado “mais burocrático e com maiores custos para o financiamento do setor, diante de um menor capital disponível no campo, que impacta nas cadeias de fornecimento”.

O relatório do Imea frisa ainda que “com isso, há uma tendência de diminuição das negociações a prazo em insumos e o encarecimento do crédito, além do aumento de obstáculos na tomada de recursos financeiros. Além disso, a presença de recuperações judiciais entre os agentes da cadeia, tem preocupado os fornecedores de crédito, que passam a avaliar com maior rigidez os parâmetros de concessão de capital”.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Construção de Centro de Treinamento para qualificação rural em Água Boa

Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 18h 18min


Sinop mira turismo ambiental como estratégia econômica

Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 17h 17min


Diretor do Paraguai explica naturalização de Mauricio: “apto para a seleção”

Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 16h 16min


Jornal Online

Edição nº1737 - 14a16/02/2026