Noticias
Safra de grãos avança e soja volta a ter superávit
02 de Junho de 2025 as 13h 52min

A produção brasileira de soja deve alcançar 172 milhões de toneladas na safra 2024/25, segundo levantamento divulgado pela consultoria Datagro Grãos. O número representa alta de 0,4% em relação à previsão anterior e avanço de 11% sobre a colheita do ciclo 2023/24, marcada por perdas climáticas severas.
A recuperação é atribuída à ampliação da área plantada, que chegou a 48 milhões de hectares — crescimento de 4% em relação ao ciclo anterior — e ao aumento do rendimento médio por hectare, que subiu 7%, atingindo 3.585 kg/ha.
Apesar do atraso inicial nas chuvas, que postergou o plantio em regiões do Centro-Oeste, o clima colaborou no restante do ciclo, permitindo que a colheita ocorresse dentro da janela normal. Os maiores prejuízos se concentraram no sul de Mato Grosso do Sul, no oeste do Paraná e no Rio Grande do Sul, que enfrenta a quarta quebra consecutiva.
A Datagro projeta um superávit de 576 mil toneladas de soja, rompendo uma sequência de cinco anos de déficit. Ainda que modesto, o saldo positivo retoma uma situação de equilíbrio registrada em safras como as de 2019/20, quando o excedente foi de 1,1 milhão de toneladas.
O processamento doméstico deve atingir 57,5 milhões de toneladas, aumento de 3% em relação ao ciclo anterior. As exportações, por sua vez, devem bater 111 milhões de toneladas, 11% acima do volume embarcado em 2023/24.
A previsão de um mercado abastecido tende a conter pressões mais intensas sobre os preços, mesmo com a forte demanda externa.
No milho, a projeção de produção subiu para 132,7 milhões de toneladas, ante 131,7 milhões estimadas no mês anterior. O volume representa alta de 8,7% sobre a safra passada, que colheu 122,1 milhões de toneladas.
A safra de verão deve render 25,2 milhões de toneladas, apesar da redução de 7% na área plantada. O ganho se deve à recuperação de produtividade, estimada em 6.608 kg/ha — alta de 9% em relação à safra anterior.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Zambelli foge do país para não ser presa e recebe solidariedade de deputada de MT
Publicado em 04 de Junho de 2025 ás 17h 50min
Sinop registra aumento de 164% na quantidade de m² construídos
Publicado em 04 de Junho de 2025 ás 17h 42min
Inaugurada a UBS Menino Jesus em Sinop
Publicado em 04 de Junho de 2025 ás 16h 40min