Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 16 de Novembro de 2025

Noticias

Safra de milho pressiona logística e acirra disputa

04 de Agosto de 2025 as 16h 20min

Frete sobe com oferta recorde e soja ainda estocada - Foto: Agência Brasil

A colheita do milho segunda safra começou a movimentar o setor logístico e já provoca alta nos preços dos fretes em diversas regiões do Brasil. Segundo boletim da Conab, o cenário deve se intensificar ao longo do segundo semestre.

Em Mato Grosso, a colheita teve início, mas os trabalhos mais pesados estão previstos para junho e julho. O bom regime de chuvas ajudou a elevar a produtividade e a safra promete ser uma das maiores dos últimos anos.

Ao mesmo tempo, a soja ainda não foi totalmente comercializada. Com preços baixos nos últimos meses, muitos produtores seguraram o grão à espera de oportunidades melhores.

Esse represamento da soja, somado ao milho vindo a campo, pressiona corredores logísticos e terminais de embarque. A disputa por caminhões entre os dois produtos deve ganhar força, sobretudo nos portos.

O milho, que já apresenta queda de preços por causa da oferta crescente, tem ritmo de vendas acima da média histórica. Muitos compromissos logísticos já foram firmados e precisarão ser cumpridos nos próximos meses.

A Conab projeta que esse cenário manterá o mercado de fretes aquecido até o fim do ano. Segundo o órgão, "essa enorme safra deverá ser contratada e escoada em sua totalidade", mesmo com o recuo momentâneo nas negociações. Outro indicador que reforça o otimismo do produtor é a elevação nas importações de fertilizantes. O movimento sinaliza confiança e preparação para o próximo ciclo agrícola.

Além disso, o desafio logístico cresce diante da necessidade de escoar dois produtos simultaneamente, o que exige planejamento e capacidade operacional dos envolvidos na cadeia. O milho deve protagonizar o mercado nos próximos meses, mas a convivência com a soja ainda estocada reforça a complexidade logística do agronegócio brasileiro.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Mercado de bioinsumos no Brasil cresce 18%

Publicado em 16 de Novembro de 2025 ás 13h 07min


Novo composto químico pode ajudar a combater Alzheimer

Publicado em 16 de Novembro de 2025 ás 11h 05min


Janaina evita conflito e prioriza agenda no MDB

Publicado em 16 de Novembro de 2025 ás 09h 04min


Jornal Online

Edição nº1676 - 15a17/11/2025