Noticias
Safra de soja é marcada pela entrega lenta e atraso na colheita no Nordeste
15 de Março de 2023 as 17h 46min

O clima desfavorável alongou o ciclo da soja e acabou concentrando a colheita do grão em muitas fazendas na região nordeste de Mato Grosso.
Isso se tornou um problema para os agricultores da região, que não possuem número de armazéns suficiente para receber toda a produção.
A situação que abrange as regiões de Água Boa e Canarana é destaque do episódio 76 do Patrulheiro Agro desta semana.
O caminhoneiro Ronilson Ferreira comenta que passar pelo Vale do Araguaia é um sofrimento para os motoristas.
“Em todo lugar que você vai é desse jeito. Só fila. Você fica na lama aqui, não tem uma sombra, não tem geladeira para você pegar água, não tem nada. Aí fica jogado no pátio”, afirma.
Na hora da entrega caminhões chegam a virar o dia na fila para descarregar, reduzindo a disponibilidade de veículos para carregar os grãos nas propriedades e, consequentemente, comprometendo ainda mais o ritmo das colheitadeiras nas lavouras.
De acordo com Willames Rodrigues, caminhoneiro que trafega na região, no começo era mais fácil descarregar, mas com o aumento do fluxo no começo da safra, ficou mais complicado e chega a durar mais de 24 horas de espera.
“Eles alegam que a demora é pela soja úmida, dando prioridade aos carregamentos”.
O presidente do Sindicato Rural de Água Boa, Geraldo Delay, explica que a questão da falta de armazenagem é uma situação crítica tendo em vista que o custo é muito alto para construir um armazém novo.
Segundo o Sindicato Rural de Canarana foram cultivados nesta safra 320 mil hectares de soja. A capacidade estática para o município é de apenas 50% da produção.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Desejo de Arias de atuar na Europa deixa Fluminense em encruzilhada
Publicado em 11 de Julho de 2025 ás 13h 55min
Nova lei endurece punições por maus-tratos contra idosos e PCDs
Publicado em 11 de Julho de 2025 ás 12h 50min
Algodão em caroço: produção deve crescer 6,09% na safra 2024/25
Publicado em 11 de Julho de 2025 ás 11h 50min