Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 22 de Junho de 2025

Noticias

Safra de soja bate recorde com mais de 50 milhões de toneladas

13 de Abril de 2025 as 07h 10min

A declaração rebate as medidas anunciadas pelo governo federal - Foto: Aprosoja MT

Agora é oficial: a safra 2024/25 de soja em Mato Grosso entrou para a história como a maior já registrada no estado. A informação foi confirmada nesta semana pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que revisou a estimativa de produção após o encerramento da colheita. O volume final ultrapassou 50,34 milhões de toneladas, um marco inédito para o maior produtor nacional do grão.

Apesar de um início de ciclo marcado por atrasos no plantio, as chuvas bem distribuídas ao longo do desenvolvimento das lavouras favoreceram o pleno desempenho das sementes. O resultado é fruto direto da combinação entre clima favorável e investimentos elevados em tecnologia, que possibilitaram um rendimento acima do esperado.

A produtividade média foi consolidada em 66,26 sacas por hectare, o que representa uma alta de 1,46% em relação à estimativa anterior e um salto expressivo de 27,04% sobre a safra passada. O levantamento foi realizado com base em pesquisas aplicadas a mais de 600 produtores, em mais de 80 municípios do estado, além de dados mercadológicos e do projeto Imea em Campo.

Segundo os analistas do Instituto, o desempenho recorde reflete não apenas o comportamento climático positivo, mas também a profissionalização dos sojicultores mato-grossenses. “Além das chuvas bem distribuídas, o alto investimento dos produtores foi decisivo para alcançar o elevado potencial produtivo nas principais regiões agrícolas do estado”, pontuam os especialistas.

A área cultivada com soja no estado foi mantida em 12,66 milhões de hectares, o que significa que o crescimento da produção ocorreu integralmente por meio do ganho de produtividade. Com isso, Mato Grosso amplia ainda mais sua liderança nacional na produção da oleaginosa, consolidando-se como um pilar da balança comercial brasileira.

Os bons números trazem otimismo para o setor, que vinha de um ciclo anterior marcado por frustrações em diversas regiões do país. Em Mato Grosso, os resultados superam não apenas os registros estaduais, mas colocam o estado como protagonista em um momento de grande volatilidade nos mercados internacionais.

A alta na produtividade também traz implicações diretas para o mercado de insumos, logística e armazenagem, já que o volume colhido exige estrutura adequada para escoamento e comercialização. O desempenho histórico ainda deve influenciar o planejamento da próxima safra, com expectativa de manutenção dos investimentos em tecnologia e manejo de precisão.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Acesso temporário à Inpasa e Bunge durante colheita da safra do milho

Publicado em 21 de Junho de 2025 ás 15h 18min


Aeroporto Marechal Rondon: Várzea Grande e empresa travam disputa por IPTU

Publicado em 21 de Junho de 2025 ás 13h 17min


Cuiabá: Abilio dobra verba para remédio contra obesidade

Publicado em 21 de Junho de 2025 ás 11h 15min


Jornal Online

Edição nº1571 - 21a23/06/2025