Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 09 de Junho de 2026

Noticias

Safra do morango cresce, mas pulgão-da-raiz exige atenção redobrada do produtor

08 de Maio de 2026 as 13h 57min

Produção nacional deve alcançar 200 mil toneladas – Foto: Divulgação

A cultura do morango segue em expansão no Brasil em 2026, com produção estimada em cerca de 200 mil toneladas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O volume representa crescimento de aproximadamente 2,6% em relação ao ano anterior e reflete ganhos de produtividade e maior tecnificação em importantes polos produtores, como Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Apesar do avanço, o setor ainda enfrenta desafios relevantes, especialmente relacionados às condições climáticas e ao manejo fitossanitário, fatores que seguem determinantes para a estabilidade da produção.

Episódios de calor fora de época têm afetado o desenvolvimento das plantas e alterado o calendário produtivo em algumas regiões. Tradicionalmente, o plantio do morangueiro ocorre entre meados de abril e o fim de maio, período considerado ideal para o enraizamento e estabelecimento das mudas.

Quando esse padrão é impactado por variações climáticas, o desempenho da lavoura pode ser comprometido, exigindo maior atenção do produtor no ajuste do manejo e na condução da safra.

Mesmo com o avanço tecnológico no campo, o controle de pragas segue como um dos principais desafios da cultura. Entre as mais preocupantes está o pulgão-da-raiz (Rhopalosiphum rufiabdominale), praga de difícil detecção por atuar abaixo do solo.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Relatório da ONU alerta para impacto ambiental crescente da inteligência artificial

Publicado em 09 de Junho de 2026 ás 15h 42min


Titan lança pneu inédito para eixo dianteiro de colheitadeiras Cotton

Publicado em 09 de Junho de 2026 ás 14h 41min


Preço do suíno vivo segue pressionado pela oferta elevada e preocupa produtores

Publicado em 09 de Junho de 2026 ás 13h 37min


Jornal Online

Edição nº1815 - 10/06/2026