Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 22 de Abril de 2025

Noticias

Saiba como evitar incompatibilidade do Mancozebe na mistura de calda

10 de Novembro de 2023 as 05h 34min

Mancozebe é um importante fungicida e acaricida protetor do grupo químico dos ditiocarbamatos – Foto: Divulgação

O Mancozebe é um importante fungicida e acaricida protetor do grupo químico dos ditiocarbamatos, e é atualmente um dos produtos mais utilizados nas lavouras brasileiras para o controle de diversas doenças fúngicas e ácaros como, por exemplo, a temida Ferrugem Asiática na soja.

Ao mesmo tempo, as misturas utilizando essa solução devem ser realizadas com cautela e atenção. E para não ter prejuízo ao perder a eficácia e desperdiçar insumos, é preciso fazer a adoção de tecnologias para evitar incompatibilidade entre os princípios ativos na pulverização.

Conforme explica o químico especialista em adjuvantes e pesquisador da Sell Agro, Marcelo Hilário, o Mancozebe pode ser encontrado hoje no mercado de duas maneiras, em formato sólido, formulado como grânulo dispersível em água (WG) ou pó molhável (WP), e ainda na forma líquida, como um óleo dispersível (OD).

“Tanto um quanto o outro, uma vez adicionados em caldas junto a vários outros ingredientes, como micronutrientes, inseticidas e outros fungicidas, podem causar problemas de compatibilidade entre os ingredientes da calda”, esclarece.

Isso ocorre porque o Mancozebe é uma molécula que não é dissolvida em água, e sim, se dispersa e vai para o fundo do tanque, arrastando quase todos os outros ingredientes junto com ele.

“É um efeito praticamente visto de forma imediata”, sinaliza o especialista. O desafio então, segundo Hilário, é conseguir umectar a molécula de Mancozebe e assim fazer com que ela permaneça na água e não se deposite.

TECNOLOGIA
PARA RESOLVER

Para auxiliar o produtor e profissionais nestas situações, já estão disponíveis no mercado tecnologias capazes de impedir essa decantação. Uma delas é o adjuvante da Sell Agro, Tankmix, que tem como objetivo compatibilizar caldas de pulverização com misturas de ingredientes e Mancozebe.

“No preparo da calda, esse adjuvante mantém o Mancozebe em suspensão, garantindo a performance do ingrediente ativo e uma aplicação segura”, finaliza o químico.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Guerra comercial entre EUA e China seguem gerando incertezas no mercado global

Publicado em 22 de Abril de 2025 ás 12h 38min


Saiba os desafios mais urgentes para Mano Menezes no Grêmio

Publicado em 22 de Abril de 2025 ás 10h 37min


FESTART 2025 será lançado com evento especial nesta quarta

Publicado em 22 de Abril de 2025 ás 08h 36min


Jornal Online

Edição nº1526 - 18/04/2025