Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 13 de Setembro de 2025

Noticias

Saiba como funcionam as caixas-pretas de avião

13 de Agosto de 2024 as 11h 34min

Um avião caiu na cidade de Vinhedo, interior de São Paulo, na tarde de sexta (9). A Voepass Linhas Aéreas (antiga Passaredo), empresa dona da aeronave, informou que 58 passageiros e quatro tripulantes estavam a bordo – sem nenhum sobrevivente. A aeronave ATR-72 decolou de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos (SP), por volta das 13h (horário de Brasília).

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) já está de posse das duas caixas-pretas do veículo – um gravador de voz da cabine de pilotagem (CVR) e um gravador digital de dados de voo (FDR). Ambos os dispositivos estão em boas condições de recuperação.

No entanto, o prazo para determinar as circunstâncias que ocasionaram a queda, depende do grau de destruição dos gravadores. O Brigadeiro Marcelo Moreno afirmou, em entrevista coletiva, que essa análise será feira com a maior celeridade possível, “uma vez que ainda não há um prazo definido para a conclusão da investigação, já que cada caso possui suas particularidades e pode demandar diferentes tempos de análise”.

Apesar do nome, as caixas-pretas são, na verdade, laranja, para facilitar sua localização entre os destroços de acidentes. O termo “caixa-preta” pode ter origem nos primeiros modelos, que eram pintados dessa cor.

Esse dispositivo armazena áudios e informações do voo, como altitude, condições climáticas e velocidade, ajudando a esclarecer as causas de um incidente e a evitar ocorrências semelhantes no futuro.

Desenvolvida em 1953 por David Warren, do Laboratório de Pesquisa Aeronáutica da Austrália, a caixa-preta surgiu a partir da constatação de que as conversas na cabine durante situações de emergência poderiam auxiliar na prevenção de erros. Na década seguinte, o aparelho já era amplamente utilizado na aviação comercial.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Deputado mobiliza CPI para apurar falhas em barragem

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 09h 42min


Sinop promove Mutirão da Saúde no Machado Aeroporto neste sábado

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 08h 36min


Mauro entrega reforma da Unemat e participa de lançamento de usina

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 07h 38min


Jornal Online

Edição nº1632 - 13a15/09/2025