Noticias
Saiba por que Mano Menezes resgatou Nathan como titular no Grêmio
13 de Maio de 2025 as 09h 00min

Uma hora antes de a bola rolar para o empate em 1 a 1 do Grêmio com o Red Bull Bragantino no sábado, o torcedor tricolor precisou olhar duas vezes para a escalação. O meia de criação escalado por Mano Menezes não era nem Monsalve nem Cristaldo, principais opções do setor, e sim Nathan, veementemente criticado e até então com apenas 45 minutos jogados em 2025.
O uso do jogador de 29 anos foi descrito pelo técnico como "oportunidade" a um atleta que ainda não havia recebido sua atenção passados cinco jogos no comando. O "Pescador" durou 59 minutos em campo e saiu vaiado na Arena.
Momentos antes de dar lugar a Monsalve, errou um passe para Cristian Olivera na ponta esquerda que fez a torcida perder paciência – se é que havia alguma. Na transmissão do Premiere, um gremista imediatamente pediu a troca, outro xingou, outra fez expressão de desamparo.
Na entrevista coletiva, Mano foi perguntado sobre a escolha e explicou pouco. Preferiu abordar o contexto das partidas e assegurar a mudança drástica de desempenho da equipe com a entrada de Monsalve, que deu outro ritmo ao Grêmio e fez por merecer o gol de Amuzu aos 41. Porém, penalizado com o empate logo em seguida.
“Os nossos meias têm oscilado, por isso que a gente tem tentado encontrar uma solução. Hoje (sábado) dei uma oportunidade para Nathan porque ainda não tinha iniciado comigo”, disse Mano.
“Tinha espaço para o Monsalve na segunda parte do jogo, principalmente. Então, pegar um jogador que transporta melhor a bola com espaço fica melhor para ele. Quando temos menos espaço, quando as linhas (do adversário) estão mais baixas, já tem um pouco mais de dificuldade. Estamos trabalhando para que ele evolua para que também saiba se comportar nessas circunstâncias”, completou o técnico.
Nathan acertou 10 de 13 passes tentados na partida, finalizou uma vez e cometeu duas faltas. Monsalve, em 31 minutos, acertou 8 de 11 passes, também chutou uma vez, sofreu e cometeu duas faltas e recebeu cartão amarelo.
Cristaldo, que começou no empate sem gols contra o Atlético Grau pela Sul-Americana, na semana passada, sequer saiu do banco. “Cristaldo já é um jogador mais experiente, com um pouco menos vigor, mas dá algumas coisas que em determinados momentos que a equipe também precisa. Mas eu vejo que a solução passa pela melhora da equipe como um todo. Acho que ela melhorou e vai continuar melhorando”, pontuou.
Depois de ter apenas “meio treino” para preparar o time que enfrentou o Bragantino, Mano Menezes terá somente esta segunda-feira de trabalho no campo antes do jogo decisivo pela liderança do grupo na Sul-Americana contra o Godoy Cruz, na Arena, nesta terça (13), às 18h.
No duelo diante dos argentinos, será preciso marcar gol e vencer, quase que obrigatoriamente, apesar de haver mais uma rodada a jogar. Além disso, se for vazado, o objetivo se torna mais árduo.
“O futebol pode começar com se defender bem, mas precisa ter produção ofensiva. Na terça-feira, por exemplo, não vai ser suficiente se defender bem, vamos ter que fazer gol, construir vitória. Temos que estar preparados para todos os aspectos. Os fundamentos do jogo estão sendo analisados para tentar se chegar corretamente ao lugar que queremos”, contextualiza Mano.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
MT registra 25,8 mil empregos gerados no primeiro trimestre
Publicado em 13 de Maio de 2025 ás 14h 03min
Evento reunirá especialistas em cultivos especiais em Sorriso
Publicado em 13 de Maio de 2025 ás 13h 02min
Passaporte Verde mira expansão da carne no mercado internacional
Publicado em 13 de Maio de 2025 ás 12h 02min