Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 14 de Outubro de 2025

Noticias

Seca mata animais e deixa prejuízo de R$ 15 mil para produtor de leite

29 de Novembro de 2023 as 08h 19min

Municípios produtores de leite estão em estado de alerta – Foto: Divulgação

A estiagem prolongada e as altas temperaturas reduziram a oferta de pastagens em Mato Grosso. Fatores estes que, além de prejudicar as lavouras, ameaçam a criação de animais, provocando queda de produtividade e até mesmo desestimulando ainda mais a pecuária leiteira no estado.

Após enfrentar uma seca de quase 100 dias em 2009, quando perdeu três animais por falta de alimentação, o produtor rural Antônio de Araújo Sobrinho decidiu dar um tempo na atividade leiteira. Ele segurou 25 bezerros e comercializou o restante do rebanho.

Segundo o produtor, para não ficar sem renda, aceitou a proposta de um vizinho para tirar o leite e dividir o lucro da produção. Entretanto, a estiagem que enfrentou no passado voltou a castigar a região. O rebanho do sócio sente os efeitos da falta de água, que vem resultando queda na produtividade e ameaçando mais uma vez a permanência na atividade.

“Já caiu uns 20 litros. Estamos tirando uns 80. Daqui mais uns dias se não chover não sei o que ele vai fazer, porque os pastos dele acabaram onde o gado está. Eu hoje fazer investimento em vaca, pagar R$ 20 mil em uma vaca, é prejuízo”, conta Antônio de Araújo Sobrinho.

O secretário de Agricultura de Nova Brasilândia, Renato Pereira de Souza, lembra que na temporada 2019/2020 o município enfrentou uma estiagem e que o cenário no ano 2023/2024 “parece ser o mesmo”.

“Deu algumas chuvas no início, mas a estiagem está bem forte. O produtor está penando para se manter na atividade. A gente chega na propriedade e vê os animais com bastante costelas mostrando, os animais bem abatidos”.

O secretário de Nova Brasilândia relata que a queda na produtividade no município está entre 20% e 30%. “Tanto no leite quanto de corte. Estamos com essa estimativa. Temos a preocupação de aonde esse cenário vai chegar. Tem muitos produtores deixando a sua atividade, principalmente na produção de leite, um cenário muito impactante para nós”.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Mercado do arroz: crise se aprofunda com atraso no plantio e queda no consumo interno

Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 10h 36min


Mauro nega enfraquecimento de grupo de governadores

Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 09h 36min


Em Sinop, carro desgovernado atinge pilar e telhado cede; motorista embriagado

Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 08h 33min


Jornal Online

Edição nº1652- 11a13/10/2025