Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 20 de Junho de 2025

Noticias

Seca prejudica o escoamento dos grãos pelos portos do Arco Norte

02 de Novembro de 2023 as 06h 44min

Produtos estão sendo redirecionados aos portos de Santos e Paranaguá – Foto: Divulgação

Responsáveis por quase metade dos embarques de milho destinados à exportação, os portos do Arco Norte estão operando com capacidade reduzida por causa da seca. Com o escoamento prejudicado, parte das cargas está sendo direcionada para outras rotas, aumentando o custo logístico.

Os portos do Arco Norte ganharam relevância para o escoamento da produção brasileira de milho para outros países de 2015 para cá – salto de 19% para 45% do total de embarques.

Um movimento alimentado, principalmente, pelos grãos colhidos em Mato Grosso, combinando os modais rodoviários e hidroviários. Entretanto, com a severa seca e, consequentemente, o baixo nível dos rios, a navegação está comprometida, diminuindo o volume embarcado e também o ritmo do transporte.

“Esse ano tivemos uma super oferta de soja e milho para ser escoada. Ocorre que esse ano, coincidentemente, também estamos tendo a maior seca dos últimos 120 anos. Então, o nível dos rios baixou muito, o que torna impossível pleno escoamento”, pontua o diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz. As barcaças estão transportando 60% da sua capacidade.

FRETE AUMENTA

A alternativa para a situação está sendo desviar parte da produção para os portos de Paranaguá e Santos. Contudo, há um custo maior, que tende a pesar no bolso dos agricultores, mesmo que não ocorra agora.

O frete que está sendo destinado a Santos e Paranaguá são trechos acima de 2,2 mil km rodoviários. Ao se analisar o Arco Norte, de Sorriso a Miritituba/PA são 1.090 km rodoviários e 1.070 km hidroviário até Barcarena/PA.

“Ao fazer a compra do produto do agricultor, a trading calcula a melhor logística e paga o valor resultante do porto menos as despesas até a origem. Nesse caso ela já fechou, já comprou. Então, ela não tem como nesse momento transferir esse custo ao produtor. Mas, ao longo do ano que vem ela com certeza vai praticar preços menores para recuperar esse valor que está sendo pago”, explica.

 

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Casos suspeitos em humanos em MT testam negativo

Publicado em 20 de Junho de 2025 ás 10h 37min


Sorriso: Leis beneficiam idosos, artistas locais, bem-estar animal e prevenção de doenças

Publicado em 20 de Junho de 2025 ás 09h 36min


Receita abre consulta a novo lote de restituição na segunda

Publicado em 20 de Junho de 2025 ás 08h 35min


Jornal Online

Edição nº1570 - 1906/2025