Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 13 de Julho de 2025

Noticias

Secretária diz que governo quer readequar Parque Cristalino 2 em Novo Mundo

23 de Abril de 2025 as 12h 40min

Governo quer readequar e não extinguir Parque – Foto: Divulgação

A secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazaretti, disse que está acompanhando junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso o cumprimento do prazo de 15 dias dados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nesta semana, para que o órgão apresente relatório sobre as regularizações ambientais e ações judiciais sobre o parque Cristalino II, localizado em Novo Mundo.

A unidade de conservação está ameaçada devido à ação judicial de uma empresa que contesta sua criação com base em títulos de propriedade, que foram considerados fraudulentos em outra ação movida pela União.

Mauren informou que o Estado deseja um processo de conciliação entre as partes para que o parque não seja completamente extinto.

“O que nós estamos discutindo são os limites do parque, a eventual recategorização das áreas que estão produtivas, que estavam na época da constituição do parque, nesse ponto que nós estamos, mas a posição do governo do Estado é pela não extinção, seja discutindo judicialmente ou seja refazendo todo o processo para corrigir falhas formais”, afirmou.

O Parque Estadual Cristalino, localizado entre o Rio Teles Pires e a divisa com o Pará, é formado por duas áreas contíguas, chamadas de Cristalino I, com 66,9 mil hectares, e Cristalino II, com 118 mil hectares e ambas protegem uma grande diversidade de espécies da Amazônia.

Fonte: DA REPORTAGEM - Só Notícias

Veja Mais

‘Tarifa inviabiliza qualquer concorrência’, diz Acrimat

Publicado em 13 de Julho de 2025 ás 09h 32min


Novo microscópio capta imagens incríveis de corais e vida marinha

Publicado em 13 de Julho de 2025 ás 07h 29min


O Rock é a trilha sonora da rebeldia que resiste ao tempo

Publicado em 13 de Julho de 2025 ás 05h 27min


Jornal Online

Edição nº1587 - 12/07/2025