Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 16 de Dezembro de 2025

Noticias

Secretária diz que governo quer readequar Parque Cristalino 2 em Novo Mundo

23 de Abril de 2025 as 12h 40min

Governo quer readequar e não extinguir Parque – Foto: Divulgação

A secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazaretti, disse que está acompanhando junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso o cumprimento do prazo de 15 dias dados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nesta semana, para que o órgão apresente relatório sobre as regularizações ambientais e ações judiciais sobre o parque Cristalino II, localizado em Novo Mundo.

A unidade de conservação está ameaçada devido à ação judicial de uma empresa que contesta sua criação com base em títulos de propriedade, que foram considerados fraudulentos em outra ação movida pela União.

Mauren informou que o Estado deseja um processo de conciliação entre as partes para que o parque não seja completamente extinto.

“O que nós estamos discutindo são os limites do parque, a eventual recategorização das áreas que estão produtivas, que estavam na época da constituição do parque, nesse ponto que nós estamos, mas a posição do governo do Estado é pela não extinção, seja discutindo judicialmente ou seja refazendo todo o processo para corrigir falhas formais”, afirmou.

O Parque Estadual Cristalino, localizado entre o Rio Teles Pires e a divisa com o Pará, é formado por duas áreas contíguas, chamadas de Cristalino I, com 66,9 mil hectares, e Cristalino II, com 118 mil hectares e ambas protegem uma grande diversidade de espécies da Amazônia.

Fonte: DA REPORTAGEM - Só Notícias

Veja Mais

Dorner articula com Governo de MT pavimentação de estradas vicinais

Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 18h 09min


Corpo de Bombeiros socorrem vítima de explosão causada por vazamento de gás de cozinha canalizado

Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 17h 08min


Nova CNH: como vai funcionar a renovação automática e gratuita

Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 15h 08min


Jornal Online

Edição nº1696 - 16/12/2025