Noticias
Secretaria de Trânsito instala botoeira na Av. dos Jacarandás em Sinop
25 de Janeiro de 2023 as 19h 53min

A Prefeitura de Sinop iniciou as readequações viárias na Avenida dos Jacarandás, próximo à Escola Municipal de Artes Professora Viviane Malheiros Dal’Berto, onde está instalada uma botoeira (equipamento para garantir a travessia mais segura dos pedestres). A previsão é que a Secretaria de Trânsito ative o dispositivo nos próximos dias.
No local, a equipe da Secretaria de Obras realiza a execução do meio-fio e do canteiro central. São adequações no espaço de passagem para os pedestres, bem como o rebaixamento de calçada para garantir acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais (PcDs). Também será feita pintura da faixa de pedestre (sinalização horizontal) para travessia dos usuários.
“Uma dessas ações, é o funcionamento desses dispositivos, que necessitam de tais intervenções viárias. Já estamos com todo nosso planejamento pronto e o objetivo é ligar todos os dispositivos o mais rápido possível”, destacou o secretário de Trânsito, Major Rodrigo Varela.
As outras botoeiras, já instaladas nas avenidas dos Jequitibás (proximidades das escolas Rodrigo Damasceno), Tarumãs (Jardim Maringá) e rua das Primaveras (em frente à Escola Estadual Olímpio João Pissinati Guerra) aguardam o cronograma de execução da Secretaria de Obras (responsável pela realização das adequações) para entrar em funcionamento e proporcionar, assim, maior segurança aos pedestres e, principalmente, aos alunos, pois estão localizadas em pontos estratégicos (botoeiras) e de grande fluxo de crianças e adolescentes.
O dispositivo instalado na Avenida das Itaúbas, próximo ao Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller já está funcionando e, segundo o secretário, não há registros de adversidades. “Por lá, a nossa Guarda Civil Municipal realizou um trabalho de orientação, nos primeiros dias, e reforçará, assim que iniciar o ano letivo, com ações para os alunos da unidade escolar”, acrescentou Varela.
FUNCIONAMENTO DAS BOTOEIRAS
O dispositivo fica o tempo todo com a luz verde ativada. Quando um pedestre for atravessar, ele aperta o botão e aciona a botoeira, iniciando um ciclo. Então, é aberta uma contagem de forma regressiva. Quando o cronômetro chega no zero, o equipamento fica amarelo e posteriormente vermelho.
Esta contagem já indica que o motorista já deve reduzir a velocidade do veículo. A mudança de cor (para amarelo e vermelho), significa que deve parar na via e aguardar a travessia do pedestre. Enquanto não tiver pedestre, o fluxo segue normalmente nas vias.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
MT amplia aposta em inovação e tecnologia
Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 11h 16min
PSG x Bayern opõe estratégias com mais de 300 gols na temporada
Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 09h 10min
Cuiabá: morador filma baderna na madrugada e enquadrada da PM no Bosque da Saúde
Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 07h 09min