Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 08 de Março de 2026

Noticias

Secretaria de Trânsito instala botoeira na Av. dos Jacarandás em Sinop

25 de Janeiro de 2023 as 19h 53min

Dispositivo fica o tempo todo com a luz verde ativada; quando acionado, para o trânsito para a travessia de pedestres – Foto: Assessoria

A Prefeitura de Sinop iniciou as readequações viárias na Avenida dos Jacarandás, próximo à Escola Municipal de Artes Professora Viviane Malheiros Dal’Berto, onde está instalada uma botoeira (equipamento para garantir a travessia mais segura dos pedestres). A previsão é que a Secretaria de Trânsito ative o dispositivo nos próximos dias.

No local, a equipe da Secretaria de Obras realiza a execução do meio-fio e do canteiro central. São adequações no espaço de passagem para os pedestres, bem como o rebaixamento de calçada para garantir acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais (PcDs). Também será feita pintura da faixa de pedestre (sinalização horizontal) para travessia dos usuários.

“Uma dessas ações, é o funcionamento desses dispositivos, que necessitam de tais intervenções viárias. Já estamos com todo nosso planejamento pronto e o objetivo é ligar todos os dispositivos o mais rápido possível”, destacou o secretário de Trânsito, Major Rodrigo Varela.

As outras botoeiras, já instaladas nas avenidas dos Jequitibás (proximidades das escolas Rodrigo Damasceno), Tarumãs (Jardim Maringá) e rua das Primaveras (em frente à Escola Estadual Olímpio João Pissinati Guerra) aguardam o cronograma de execução da Secretaria de Obras (responsável pela realização das adequações) para entrar em funcionamento e proporcionar, assim, maior segurança aos pedestres e, principalmente, aos alunos, pois estão localizadas em pontos estratégicos (botoeiras) e de grande fluxo de crianças e adolescentes.

O dispositivo instalado na Avenida das Itaúbas, próximo ao Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller já está funcionando e, segundo o secretário, não há registros de adversidades. “Por lá, a nossa Guarda Civil Municipal realizou um trabalho de orientação, nos primeiros dias, e reforçará, assim que iniciar o ano letivo, com ações para os alunos da unidade escolar”, acrescentou Varela.

FUNCIONAMENTO DAS BOTOEIRAS

O dispositivo fica o tempo todo com a luz verde ativada. Quando um pedestre for atravessar, ele aperta o botão e aciona a botoeira, iniciando um ciclo. Então, é aberta uma contagem de forma regressiva. Quando o cronômetro chega no zero, o equipamento fica amarelo e posteriormente vermelho.

Esta contagem já indica que o motorista já deve reduzir a velocidade do veículo. A mudança de cor (para amarelo e vermelho), significa que deve parar na via e aguardar a travessia do pedestre. Enquanto não tiver pedestre, o fluxo segue normalmente nas vias.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Colíder amplia frota do transporte escolar e chega a 44 ônibus

Publicado em 08 de Março de 2026 ás 06h 08min


Prefeitura de Sinop cobra da Nova Rota limpeza na BR-163

Publicado em 08 de Março de 2026 ás 04h 07min


GCM realiza blitz orientativa em homenagem ao Dia da Mulher

Publicado em 07 de Março de 2026 ás 12h 04min


Jornal Online

Edição nº1752 - 07a09/03/2026