Noticias
Seduc diz que irá manter escola cívico-militar em MT
14 de Julho de 2023 as 10h 14min
Governo federal decidiu encerrar o programa o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares – Foto: Divulgação
Escola estadual que aderiu ao modelo cívico-militar pelo Ministério da Educação (MEC) em Mato Grosso, a Escola Estadual Mário Motta, em Cáceres, irá manter as atividades normalmente, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), na quarta-feira (12).
A decisão ocorre no momento em que o Governo Federal decidiu encerrar o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim). A medida foi informada aos secretários de Educação de todo o País por meio de um ofício, revelado pelo Estadão.
Em Cuiabá, a Prefeitura informou que são duas escolas municipais que integram o programa do Governo Federal, sendo a escola municipal Profa. Maria Dimpina Lobo Duarte e a Dejani Ribeiro Campos. O encerramento ou não dessas unidades escolares no programa será avaliado pela administração pública.
Ao todo, existem 26 escolas estaduais militares, que não serão afetadas porque não participam do programa Pecim. Essas unidades de ensino foram criadas pela Seduc-MT, que continuarão com as atividades.
Segundo a Seduc, a escola estadual cívico-militar em Cáceres será mantida pela pasta, o que inclui todos os encaminhamentos que a unidade requer para funcionar. Essa mudança deve ocorrer a partir de 2024. Até o final deste ano, o governo federal pretende manter o Pecim para garantir uma transição gradual.
A Seduc informou que a principal diferença entre as escolas estaduais militares e as cívico-militares se deve na implementação das ações pedagógicas. As escolas militares no estado foram criadas em ação conjunta com a Seduc, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, com a finalidade de proporcionar a educação aos estudantes.
Já no Pecim, a iniciativa é do Ministério da Educação em parceria com o da Defesa, em que os professores civis cuidam do material pedagógico e os militares da parte administrativa e até de regras de comportamento.
Criado em setembro de 2019, o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares começou a ser posto em prática no ano seguinte. Foi proposto com o objetivo de diminuir a evasão escolar e inibir casos de violência escolar a partir da disciplina militar.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Parque Florestal de Sinop retoma visitas com novo modelo
Publicado em 21 de Novembro de 2025 ás 12h 41min
Erro na mistura de insumos pode afetar inoculação e reduzir produtividade da soja
Publicado em 21 de Novembro de 2025 ás 10h 39min
CDL Sinop participa do lançamento da Mostra Iluminare 2026
Publicado em 21 de Novembro de 2025 ás 08h 33min
