Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

Seduc inicia formação continuada para implantar Novo Ensino Médio

Novo formato de ensino entra em vigor a partir de 2022 em Mato Grosso

10 de Novembro de 2021 as 06h 30min

Painéis e troca de experiência durante evento de capacitação do Novo Ensino Médio – Foto: David Borges

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) apresentou aos diretores, coordenadores, assessores pedagógicos e profissionais de unidades escolares, as principais mudanças da matriz curricular do Novo Ensino Médio. O evento foi realizado semana, em Cuiabá.

Pensado no perfil dos jovens do século XXI, o encontro denominado “Foco no Ensino Médio” foi planejado para que, a partir do próximo ano letivo, além do ensino profissionalizante, os estudantes do primeiro ano possam contar os itinerários formativos empreendedorismo, iniciação científica, mediação e intervenção cultural e processos criativos pelo uso de diferentes linguagens.

Em atendimento a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e documento de referência curricular para o Estado de Mato Grosso, o Ensino Médio contará com nova carga horária, passando de 800 horas para mil horas compostas de formação geral e cinco itinerários formativos, em 2022.

Durante evento de abertura, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que as mudanças a serem implementadas serão essenciais para aproximar o ensino da realidade dos jovens.

“Atualmente, 78% dos nossos jovens ingressam no mercado de trabalho têm dificuldade, devido à falta de qualificação em alguma área. A meta é que com os novos itinerários formativos, como o ensino técnico profissionalizante e o projeto de vida, nossos estudantes estejam mais preparados para que possam desempenhar as atividades com qualificação profissional especializada”.

O âmbito pessoal passa a fazer parte da aprendizagem dos estudantes. Com planejamento, o projeto de vida proporcionará que os jovens possam traçar objetivos estáveis carregados de sentido pessoal e orientados por valores éticos, de forma que o ensino oriente a tomada de decisões futuras.

Nesse sentido, é pelas trilhas de aprofundamento que os alunos terão em sua formação a indicação de propostas pedagógicas que contemplem tanto o prosseguimento dos estudos quanto o mercado de trabalho.

Para a secretária Adjunta de Gestão Educacional, Alcimaria Ataídes da Costa, o encontro com a Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Cuiabá é o início de uma série de oportunidades de troca, entre gestores e professores, sobre as potencialidades pedagógicas que envolvem a nova matriz curricular do Ensino Médio.

“Nas próximas três semanas, apresentaremos os painéis e as formações necessárias para que tenhamos condições de superar o desafio que é capacitar os nossos profissionais. É pela troca que teremos a melhor performance de mudança no sistema de aprendizagem dos nossos estudantes”, disse a secretária. A programação foi até esta terça (9), com painéis de discussão sobre a temática do ensino na rede pública.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Matança em Peixoto: família deve responder por associação criminosa

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 17h 41min


Morar próximo de áreas verdes reduz o risco de ansiedade e depressão

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 14h 05min


Chega ao mercado novo dosador de semente graúda

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 13h 04min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024