Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 07 de Novembro de 2025

Noticias

Sefaz simplifica isenção de IPVA para PcD e taxistas

31 de Agosto de 2025 as 07h 41min

Reconhecimento da isenção do IPVA será feito automaticamente – Foto: Divulgação

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) simplificou o processo de isenção para veículos destinados a Pessoas com Deficiência (PcD) e motoristas de táxi. A partir de agora, ao solicitar a isenção de ICMS na compra do automóvel, o cidadão terá a isenção do IPVA concedida automaticamente para o mesmo veículo, sem necessidade de abrir um segundo processo.

Antes da mudança, o contribuinte precisava protocolar dois processos distintos, um para a isenção do ICMS, no ato da compra, e outro, em momento posterior, para a isenção do IPVA.

Com a nova regra, o processo de concessão da isenção se torna mais ágil e simples, beneficiando tanto o cidadão quanto a administração pública. Ao automatizar a concessão da isenção de IPVA com base na análise já realizada para o ICMS, o Estado reduz a burocracia e otimiza a utilização de seus recursos, aumentando a eficiência do serviço público.

De acordo com a Sefaz, cerca de 2 mil isenções são concedidas por ano em Mato Grosso para pessoas com deficiência e taxistas, que agora passam a contar com menos etapas e mais rapidez no trâmite processual. Em caso de dúvidas, o cidadão pode buscar atendimento pelos canais oficiais da Secretaria de Fazenda.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Fiscalização apreende 30 garrafas de whisky suspeitas de adulteração em Itanhangá

Publicado em 07 de Novembro de 2025 ás 07h 12min


Câmara conclui votação de projeto sobre streaming; texto vai ao Senado

Publicado em 07 de Novembro de 2025 ás 06h 16min


Paranaíta conquista prêmio de melhor experiência da região Centro-Oeste

Publicado em 07 de Novembro de 2025 ás 05h 16min


Jornal Online

Edição nº1669- 07/11/2025