Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

SEGUNDO ORGANIZAÇÃO: Indígena viajou 500 km com bebê morto no ventre para ser atendida

A informação foi repassada pela Operação Amazônia Ativa

28 de Agosto de 2020 as 08h 00min

Indígenas em situação de abandono diante da pandemia – Foto: Ilustração

DA REPORTAGEM

 

Diversas lideranças têm denunciado a situação de abandono sofrida pelos indígenas em Mato Grosso em relação aos casos de Covid-19. Além disso, no entanto, há ainda a denúncia de discriminação. Um dos casos seria o da xavante Liliane, 26 anos, que perdeu o bebê no último dia 4 de agosto.

Segundo a Operação Amazônia Ativa (Opan), a mulher teria “como um possível vetor de transmissão do novo coronavírus e não como uma gestante”, e, após perder o bebê, teve que viajar 500 km em estrada de terra com o filho morto no ventre, sob a alegação de que “não havia profissional para fazer a cesariana”. A cirurgia aconteceu somente 72 horas após o óbito.

“O mesmo vírus que serve de aval para que o governo drible leis internacionalmente consolidadas amplia o olhar discriminatório contra os indígenas. Em Mato Grosso, há casos em que unidades de saúde pública restringem o acesso dos Xavante de Marãiwatsédé aos serviços com a alegação de que os povos não têm controle sobre a disseminação do corononavírus em suas aldeias”, explica a Opan.

No caso de Liliane, ela estava grávida de 38 semanas, e queria dar à luz na aldeia. No entanto, teve problemas e precisou ser atendida na rede hospitalar. “Liliane sentia as movimentações do filho em seu ventre quando chegou ao Hospital Regional João Abreu Luz, em São Félix do Araguaia”, garante a Operação.

Ainda segundo a Opan, a mulher foi tratada de forma discriminatória, como “um possível vetor de transmissão do novo coronavírus”, e por isso não teria sido atendida a tempo, e perdido o bebê.

Depois disso, ela ainda teve que viajar até Água Boa para a retirada do bebê. “O hospital que a atendeu não fez a cesárea que deveria retirar o natimorto alegando que o único cirurgião disponível tinha mais de 60 anos e não poderia realizar o procedimento para não ter contato com a indígena contaminada com a Covid-19”, lamentam.

Liliane viajou os 500 quilômetros em estrada de terra, e a retirada do bebê só aconteceu 72 horas após a morte, já no Hospital de Água Boa. "É preciso trabalho conjunto. O planejamento de uma comunicação mais ampla garantiria o sucesso de muitas ações e combateria discriminações. O desafio está lançado para todos que podem colaborar no enfrentamento dessa pandemia", afirma o coordenador-geral da Operação Amazônia Nativa (OPAN), Ivar Busatto.

 

OUTRO LADO

O Hospital Municipal Prefeito João Abreu Luz nega que tenha havido discriminação, e tem divergências também sobre o tempo da gravidez e sobre as datas dos procedimentos.

Veja Mais

Agro brasileiro e a luta dos "quatro cavaleiros do apocalipse"

Publicado em 27 de Março de 2024 ás 20h 16min


Quinta-feira Santa é feriado? E como fica a Sexta-feira da Paixão?

Publicado em 27 de Março de 2024 ás 18h 15min


Procons de MT planejam ações conjuntas em reunião técnica

Publicado em 27 de Março de 2024 ás 16h 14min


Jornal Online

Edição nº1262 28/03/2024