Noticias
Seguradoras estimam volume bilionário de indenizações a produtores
17 de Março de 2022 as 20h 33min
Produtores do Rio Grande do Sul enfrentam seca severa – Foto: Divulgação
Os produtores rurais do Rio Grande do Sul nunca enfrentaram uma seca tão severa como essa vivida na safra de verão 2021/22. Conforme o economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, a estimativa é que cerca de 14 milhões de toneladas de grãos tenham sido perdidos no estado neste período – um volume equivalente a cerca de 245 mil caminhões bitrem carregados com grãos.
“Nossa previsão é que, ainda no primeiro semestre deste ano, os nossos clientes produtores rurais da região receberão uma indenização em torno de R$ 800 milhões referente às suas apólices de seguro contra a estiagem”, afirma Danilo Rosa, diretor de Agronegócio da MDS Brasil.
Os beneficiados são, principalmente, os produtores de soja e milho, os grãos mais afetados pela estiagem dos últimos meses. No total, cerca de quatro mil apólices de seguro da Tovese, uma empresa MDS, receberão as indenizações. Isso representa mais de 50% das cerca de sete mil apólices que a marca mantém ativas atualmente.
“O período é, ao mesmo tempo, catastrófico e educativo para os empresários do agronegócio da região. Este cenário está aumentando entre eles a percepção da importância de proteger suas safras. Cada vez mais eles estão investindo na contratação do seguro como uma ferramenta de gestão de risco para seus negócios”, considera o diretor-executivo da Tovese, Otávio Simch. “Todos os anos serão catastróficos? Claro que não, mas o produtor não consegue prever isso. Daí a necessidade da cultura do seguro”, acrescenta.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Pneus Agrícolas especiais serão apresentados na Agrishow
Publicado em 26 de Abril de 2026 ás 12h 27min
Conflito encarece fertilizantes e trava compras no 2º trimestre
Publicado em 26 de Abril de 2026 ás 10h 25min
Safra de grãos deve bater recorde com alta de 11,9%
Publicado em 26 de Abril de 2026 ás 08h 22min
