Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 22 de Abril de 2025

Noticias

SEGURANÇA Prefeitura de Sorriso e Corpo de Bombeiros efetuam identificação e retirada de árvores que oferecem riscos a população

30 de Setembro de 2019 as 16h 00min

Fotos: Cleiton Isidoro

Assessoria

Visando garantir a segurança das pessoas, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) fez a identificação de árvores que ofereciam risco eminente de queda em algumas áreas urbanas de Sorriso. Na manhã desta segunda-feira (30), homens do Corpo de Bombeiros fizeram o corte e a retirada de algumas espécies da Área Verde Central.

Conforme salienta o coordenador Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), Reinaldo Nunes, após a avaliação dos técnicos da Sama, constatou-se o risco de queda, e, portanto, a necessidade de sua supressão. “Precisávamos garantir a segurança das pessoas que transitam pelas áreas verdes de Sorriso. A Prefeitura, por meio do NIF, Sama e Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros, identificou e está realizando a retirada dessas árvores”, explica.

Com início do período chuvoso, aumentam as incidências de queda de árvores, devido a fortes ventos e sedimentação do solo. No fim de semana, dias 28 e 29, algumas espécies foram retiradas do Parque Ecológico Municipal Claudino Francio.

Ainda conforme o coordenador do NIF, a supressão de árvores é permitida por lei quando apresenta riscos de queda e de galhos. Dentre os critérios de avaliação estão o seu estado fitossanitário (presença de parasitas, plantas epífitas, fungos etc.) raízes muito aparentes que indiquem a superficialidade das mesmas, troncos degenerados por pragas e em estágios de decomposição que indiquem a falta de sustentação da copa, entre outras avaliações realizadas por um profissional habilitado.

Reinaldo também lembra que a poda e o corte de árvores em área urbana, mesmo que de espécies exóticas, é regulamentada pela Lei Municipal Nº 2762, de 11 de setembro de 2017 e, portanto, passível de autorização ambiental do município. “O morador que observe qualquer necessidade, deverá dirigir-se à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para solicitação a autorização”, ressalta.

Veja Mais

MT registra queda de 54% nas exportações de milho

Publicado em 22 de Abril de 2025 ás 14h 40min


Guerra comercial entre EUA e China seguem gerando incertezas no mercado global

Publicado em 22 de Abril de 2025 ás 12h 38min


Saiba os desafios mais urgentes para Mano Menezes no Grêmio

Publicado em 22 de Abril de 2025 ás 10h 37min


Jornal Online

Edição nº1528 - 23/04/2025