Noticias
SEGURANÇA: Programa Vizinhança Solidária poderá reforçar segurança nos bairros
Projeto do deputado Romoaldo Júnior, do MDB, segue para segunda votação na ALMT.
19 de Setembro de 2019 as 15h 00min

Assessoria
Segue para segunda votação em plenário, o Projeto de Lei n° 482/2019, de autoria do deputado Romoaldo Júnior (MDB), que Institui o Programa Vizinhança Solidária. O objetivo é reduzir os crimes, proporcionar segurança nas ruas e motivar a solidariedade entre vizinhos, promovido pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso em parceria e a colaboração dos cidadãos.
O programa deverá ter adesão voluntária dos moradores de cada rua, bairro ou região e contará com orientação, apoio e acompanhamento da PM, através do Batalhão, Companhia ou outra Unidade responsável pelo policiamento local. A implantação será feita pela PM e um representante dos moradores que manifestar interesse no Programa, podendo contar com a participação do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da região. A Polícia Militar também deverá promover reuniões com os moradores e proferir palestras periódicas para orientações e esclarecimentos sobre ações comunitárias preventivas e medidas de segurança.
“A insegurança em Mato Grosso e Brasil afora é uma realidade. Ainda que a polícia aja com a maior celeridade e eficiência possíveis, nem sempre consegue impedir a prática de delitos. Além disso, o número de policiais é insuficiente para atender a toda a população e ocorrências. Com este projeto, queremos aumentar o sentimento de pertencimento do cidadão à sua rua, ao seu bairro, à praça, à escola, enfim, ao seu redor, e ainda estimular o zelo, a troca de informações e solidariedade entre os participantes”, detalhou Romoaldo.
Tendo em vista que dos 26 Estados e o Distrito Federal, Mato Grosso é a terceira unidade federativa que mais investe em segurança pública, segundo dados do 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Romoaldo defendeu que o Programa será uma iniciativa simples e de custo praticamente zero já que não terá necessidade de nenhum tipo de equipamento especial, apenas união de forças.
O Comandante da Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário de Mato Grosso, tenente coronel Esnaldo de Souza Moreira, disse que é muito bem vinda a aprovação do projeto, bem como a disseminação do Programa. De acordo com ele, algumas bases comunitárias já até tentaram realizar esse trabalho, porém não houve sucesso, continuidade.
“Com certeza é mais um importante projeto apresentado pelo deputado Romoaldo. Se aprovado, teremos que ter o envolvimento da comunidade através das lideranças comunitárias para que ele possa realmente funcionar”, avaliou.
Veja Mais
Termoregulador fortalece canavial durante período de estresse hídrico
Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 16h 41min
Moscas bebem álcool para ficarem mais atraentes?
Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 15h 40min
Dorner acompanha estandes de empresas locais na Norte Show
Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 14h 39min