Noticias
Seis dos oito deputados federais de MT apoiam anistia
16 de Abril de 2025 as 10h 10min

Com a adesão da deputada Gisela Simona (União), seis dos oito deputados federais de Mato Grosso agora apoiam o projeto de lei que concede anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A maioria da bancada do estado é formada por parlamentares alinhados ao bolsonarismo.
O único deputado mato-grossense a se declarar contra a proposta é Emanuelzinho (MDB). Já o deputado Juarez Costa (MDB) ainda não se manifestou sobre o tema. A reportagem do Leiagora tentou contato com ele, mas não obteve retorno.
Com a nova adesão, a bancada favorável ao projeto conta com Coronel Fernanda (PL), Coronel Assis (União), José Medeiros (PL), Rodrigo da Zaeli (PL), Nelson Barbudo (PL) e Gisela Simona. Todos já manifestaram apoio ao texto ou assinaram o requerimento de urgência.
Apesar do apoio, Gisela busca amenizar o discurso. A deputada afirma que tentará alterar o projeto para torná-lo "mais justo para todos". Disse ainda que, caso não haja mudanças, votará a favor do texto como está. “Eu ainda acredito muito que eu sou a favor da construção de um projeto que seja mais justo para todos. É claro que, se não tiver nenhuma mudança no texto, eu voto a favor. Mas eu vou até o fim tentar lutar para que a gente consiga fazer um projeto que seja mais justo para todos”, declarou.
Além do apoio ao conteúdo, Gisela também assinou o requerimento de urgência para acelerar a tramitação. A proposta é de autoria do deputado Major Vitor Hugo (PL-GO) e busca perdoar todos os envolvidos em manifestações a partir de 30 de outubro de 2022, data do segundo turno das eleições presidenciais.
Segundo o PL, legenda autora do projeto, já foram colhidas 265 assinaturas para o pedido de urgência — oito a mais do que o mínimo necessário para levar o texto ao plenário da Câmara.
A articulação do PL tem atraído apoio até mesmo de parlamentares de partidos que integram a base do governo Lula. Segundo a legenda, mais de 115 signatários do pedido pertencem a siglas que hoje ocupam ministérios, como MDB, União Brasil, PP, PSD e Republicanos.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Nova lei assegura às gestantes poder a escolha entre parto normal ou cesárea
Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 06h 34min
Exportações de carne bovina de MT para Argentina e Uruguai disparam em meio ao tarifaço de Trump
Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 05h 35min
Intocável com Ancelotti, B. Guimarães vê reviravolta em ciclo da Seleção
Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 04h 36min