Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 14 de Setembro de 2025

Noticias

Sema aplica R$ 400 mil em multas por extração ilegal de minérios

03 de Julho de 2025 as 15h 10min

Paranaíta e Carlinda foram alvos de operação ambiental com apoio da CORE-PJC – Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) deflagrou uma operação de combate à extração mineral ilegal em Paranaíta e Carlinda. A ação foi realizada por meio da Coordenadoria de Fiscalização de Empreendimentos, com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil (CORE-PJC), e resultou na apreensão de máquinas e na aplicação de aproximadamente R$ 400 mil em multas.

A fiscalização, realizada do dia 24 ao 27 de junho, atendeu às denúncias formalizadas na ouvidoria setorial da Sema e os alertas de degradação ambiental. Cinco alvos foram vistoriados. Em todos, foram constatadas atividades ilegais de extração mineral aurífera, sem qualquer tipo de licença ou autorização ambiental.

Foram apreendidos quatro motores estacionários acoplados a bombas d’água (dragas), uma escavadeira hidráulica e 2,5 mil litros de óleo diesel. Os equipamentos, motores e escavadeira, foram entregues a Paranaíta, que ficou responsável por sua guarda na condição de fiel depositário. Já o combustível foi doado à Secretaria Municipal de Obras, para uso em serviços públicos.

Além da ausência de licenciamento ambiental, as áreas fiscalizadas atingiram cursos d'água e Áreas de Preservação Permanente, causando degradação ambiental. Os empreendimentos foram embargados e autuados. 

A operação Amazônia, que integra órgãos estaduais e federais, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), tem como instrumentos o monitoramento em tempo real por satélite de todo o território de Mato Grosso, fiscalização contínua no local onde é identificado o crime ambiental, embargo de áreas, apreensão e remoção de máquinas flagradas em uso para o crime e a responsabilização de infratores.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Recursos federais vão revitalizar quadrilátero do centro de Sinop

Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 09h 43min


Prazo para declaração do ITR 2025 termina no próximo dia 30

Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 07h 38min


França tem seus primeiros bilionários da IA

Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 05h 37min


Jornal Online

Edição nº1632 - 13a15/09/2025