Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 03 de Fevereiro de 2025

Noticias

Semana de forte calor deve terminar com 43º de temperatura em Sinop

20 de Agosto de 2024 as 05h 17min

Previsão de 43º em Sinop no sábado – Foto: Divulgação

A semana será quente, muito quente em Sinop. De acordo com o Clima Tempo, toda a região Norte terá calor intenso e sem previsão de chuva. A umidade do ar permanece baixa.

Em Sinop e Sorriso, de terça a quinta a temperatura máxima será de 40º. Na sexta-feira, chega a 41º, e no sábado (24) estão previstos 43º. Na semana seguinte, o calor continua.

Em Cuiabá, a semana terá máxima de 42º, de terça a sexta-feira. No domingo haverá “queda”, com máxima de 36º e até lá não há previsão de chover. Em Rondonópolis, a terça terá 39º e até quinta 40º. Na sexta a máxima cai a 37º, no domingo 33º e na terça que vem vai a 40º.

CUIDADOS COM
A SAÚDE

O calor intenso pode provocar alguns problemas de saúde, aumentando, por exemplo, o risco de desidratação, insolação e o agravamento de doenças cardiorrespiratórias. Para amenizar os efeitos negativos das altas temperaturas, alguns cuidados são fundamentais.

O principal deles é beber bastante água, mesmo antes de sentir sede, para manter o corpo hidratado. Além disso, a água também ajuda a manter a temperatura do corpo mais resfriada, reduzindo os riscos de uma insolação. A recomendação é ingerir entre dois e três litros de água em pequenas quantidades ao longo do dia.

Também é necessário aumentar os cuidados com a hidratação de crianças, idosos e gestantes, que são mais vulneráveis aos efeitos do calor intenso.

Manter uma alimentação balanceada durante os dias mais quentes também ajuda a prevenir as consequências negativas do forte calor no organismo. Os alimentos pesados e muito gordurosos devem ser evitados, porque têm o processo de digestão mais lento e demandam mais energia do corpo.

Deve-se tomar cuidado, ainda, com a higiene dos alimentos e evitar se alimentar em locais desconhecidos e com higiene precária. A falta de cuidados pode resultar em gastroenterites e infecções intestinais, o que pode aumentar a desidratação. Também é preciso evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas neste período para reduzir a perda de líquido do corpo.

A exposição ao sol deve ser evitada das 10h às 16h. Além do risco de desidratação, a radiação ultravioleta neste período é intensa, o que pode causar queimaduras na pele e até insolação. As pessoas devem procurar locais com sombra e bem ventilados. Caso a exposição ao sol seja inevitável, é fundamental usar protetor solar, além de chapéus e bonés.

Os exercícios físicos não são recomendados durante o período mais quente do dia, devendo ser feitos bem cedo pela manhã ou no final da tarde, quando as temperaturas não são tão elevadas. Além disso, a hidratação deve ser intensificada ao longo da atividade.

O médico Fábio Gaudenzi alerta para a importância de seguir essas recomendações. “A atividade física eleva a temperatura corporal, por isso não deve ser realizada durante o período mais quente do dia. O calor excessivo e a falta de hidratação adequada podem provocar problemas de saúde como queda de pressão e aumentam o risco de doenças cardiovasculares”.

Outra indicação é usar roupas leves, largas e de cores claras, que facilitam a diminuição da temperatura do corpo.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Doncic e Davis não sabiam: os bastidores da troca bombástica da NBA

Publicado em 03 de Fevereiro de 2025 ás 14h 14min


Hospital de Câncer de MT recebe repasse de R$ 6,8 milhões

Publicado em 03 de Fevereiro de 2025 ás 09h 47min


Cipem define estratégias para o setor florestal

Publicado em 03 de Fevereiro de 2025 ás 07h 45min


Jornal Online

Edição nº1475 02/02/2025