Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 27 de Julho de 2026

Noticias

Sema prioriza queima controlada para evitar incêndios de grande porte

28 de Maio de 2026 as 06h 49min

Prazo para solicitar a emissão termina no dia 30 de junho – Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) montou força-tarefa para emissão de autorizações de queima controlada com o objetivo de assegurar o manejo correto do fogo e evitar incêndios de grandes proporções. O prazo para solicitação termina no dia 30 de junho. De janeiro a maio deste ano, o órgão ambiental emitiu 235 autorizações de queima controlada.

Durante o lançamento do Plano Anual de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais, a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, destacou que o manejo correto do fogo integra o rol de ações preventivas. “O manejo correto do fogo é uma ação preventiva que inibe ou reduz a possibilidade de incêndios de grande porte no período em que isso é proibido”, ressaltou a secretária.

Segundo a coordenadora de Queima e Reflorestamento, Sidnéia Juliani, o pedido de autorização de queima controlada deve ser apresentado à Sema por meio do Sistema de Atendimento Eletrônico ao Cidadão (e-SAC).

A queima controlada é realizada no período noturno para evitar temperaturas mais elevadas e também são observadas as condições dos ventos predominantes no momento da operação de forma a facilitar a dispersão da fumaça e minimizar eventuais incômodos à população.

Além disso, os vizinhos da propriedade devem ser avisados com, no mínimo, 5 dias de antecedência sobre o local, dia e hora previstos para a queimada. Também é exigida a construção de aceiros ao redor da área a ser queimada com largura que ofereça segurança. O órgão ambiental exige ainda a mobilização de equipes de controle e combate a incêndios durante o período em que estiver realizando a queimada.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Açúcar encontrado no espaço pode mudar tudo o que sabemos sobre a origem da vida

Publicado em 27 de Julho de 2026 ás 10h 28min


Colisão entre carreta e carro deixa motorista ferida na 163

Publicado em 27 de Julho de 2026 ás 08h 29min


Pesquisa do Imea revela demanda por profissionais no agro em MT

Publicado em 27 de Julho de 2026 ás 06h 28min


Jornal Online

Edição nº1848 - 25a27/07/2026