Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 07 de Julho de 2025

Noticias

Serviço de Acolhimento Institucional a Adolescentes é inaugurado em Sinop

14 de Dezembro de 2022 as 13h 25min

Inaugurado nesta semana pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, o Serviço de Acolhimento Institucional para Adolescentes de Sinop foi criado para atender adolescentes de ambos os sexos, entre 12 a 18 anos, que necessitem da medida de proteção de acolhimento.

Trata-se de um serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social e seu principal objetivo é promover o acolhimento de indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, de forma a garantir sua proteção integral.

“Nós contamos com o trabalho do Centro Social Menino Jesus que promove esse acolhimento institucional para as crianças de até 12 anos de idade, mas precisávamos de uma solução para os adolescentes de até 18. Então, com o apoio do Centro Social e as orientações da Promotoria e da Vara da Infância e Juventude, conseguimos lançar o acolhimento para adolescentes, oferecendo assim um local digno e seguro para esses jovens que precisam de um abrigo”, explicou a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Scheila Pedroso.

Diferente do acolhimento familiar em que criança ou adolescente é cuidada temporariamente por uma outra família até que possa retornar para o seu lar de origem ou família extensa, no acolhimento institucional, o jovem permanece no abrigo até que medidas judiciais sejam tomadas ou até completar a maioridade.

De acordo com o promotor Especializado da Infância e Adolescência, Nilton Padovan, o serviço de atendimento à criança e adolescente em Sinop está completo. “Hoje nós temos acolhimento institucional para crianças, nós temos acolhimento institucional para adolescentes que estamos inaugurando hoje, e nós temos o acolhimento familiar para crianças e adolescente. Com esses serviços, alcançamos 100% da demanda. Então eu quero parabenizar de forma muito especial o Executivo do Município de Sinop que tem dado esse salto na qualidade de serviços prestados para crianças e adolescentes”, reforçou.

“Nós estamos evoluindo muito rápido na área da infância. Nós temos hoje em Sinop uma Promotoria exclusiva, uma Defensoria Pública exclusiva para infância desde 2018, uma Vara Especializada da Infância e Juventude e a gente vem tendo várias conquistas também ao longo desse período. Eu destaco também a criação de um segundo Conselho Tutelar agora esse ano, com a melhoria da estrutura financeira e a aquisição de um veículo que vai ser do Conselho com um padrão excelente”, comemorou o juiz da Vara Especializada da Infância e Juventude, Jacob Sauer.

O serviço de acolhimento institucional é voltado a adolescentes em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família, e em Sinop tem como parceiros o Centro Social Menino Jesus, o Ministério Público do Estado, a Vara da Infância, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Municipal de Assistência Social e o Conselho Tutelar.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Inscrições abertas para o Prêmio Cidades Inovadoras

Publicado em 06 de Julho de 2025 ás 11h 17min


Plantio de precisão é fator decisivo para alcançar alta produtividade no campo

Publicado em 06 de Julho de 2025 ás 09h 15min


Sorriso: indústria de vidros investirá R$ 10 milhões

Publicado em 06 de Julho de 2025 ás 07h 14min


Jornal Online

Edição nº1582 - 05/07/2025