Noticias
Servidores da rede estadual de educação bloqueiam BR-364
Categoria fez assembleia na segunda-feira e decidiu manter a greve por tempo indeterminado
26 de Junho de 2019 as 00h 00min
DA REPORTAGEM
Os servidores da rede estadual de educação, que estão em greve há quase um mês, bloquearam um trecho da BR-364, em Cuiabá, na manhã desta terça-feira (25). A categoria fez uma assembleia na segunda (24) e decidiu manter a greve por tempo indeterminado.
O governo reafirmou que, em razão da situação econômica do estado, não tem condições de conceder a Revisão Geral Anual (RGA). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local do bloqueio e negocia a liberação da rodovia. Os manifestantes colocaram mesas, cadeias, cartazes e faixas no protesto.
De acordo com informações, havia ainda a possibilidade de outros quatro bloqueios, sendo eles em Barra do Bugres, Cáceres, Barra do Garças e Sinop.
O governo alegou que se mantém aberto ao diálogo e que aguarda a confirmação de uma audiência de conciliação recomendada pela desembargadora Maria Erotides Kneip semana passada.
Informou ainda que, em julho, deve convocar os profissionais do cadastro de reserva do último concurso público realizado pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
O executivo também se comprometeu a apresentar um cronograma de reforma das unidades sucateadas. E, declarou que não tem como conceder o aumento de 7,5%, e que, o pagamento da RGA pode estourar o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Os profissionais da educação estão em greve desde o dia 27 de maio e querem, entre outras reivindicações, o cumprimento da lei que prevê a dobra do poder de compra da categoria até 2023, além da contratação dos aprovados no concurso.
CALENDÁRIO
De acordo com a página do Sintep no Facebook, ainda estão previstas para os próximos dias outras manifestações. Nesta quarta (26), acampamento itinerante em frente à Assembleia Legislativa; na quinta, a parada é na frente do Palácio do Governo; na sexta, grande ato da educação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). No sábado, haverá uma reunião da direção ampliada, na sede central do Sintep, e à noite comemoração pelo aniversário do sindicato. Na próxima segunda (1º), assembleia geral com ato público na Escola Estadual Presidente Médici.
Veja Mais
Sport Sinop tenta reverter placar para ir à final do Mato-grossense
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 12h 36min
Estudo alerta para risco de Terra “menos habitável” no futuro
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 10h 44min
Júlio Campos denuncia deepfake após suposta imagem íntima circular nas redes sociais
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 10h 37min
