Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 04 de Julho de 2025

Noticias

SETOR AUTOMOTIVO: Brasil e Argentina assinam acordo de livre comércio

Tratado tem validade indeterminada

04 de Outubro de 2019 as 08h 00min

Foto: Agência Brasil

Agência Brasil

Brasil e Argentina assinaram nesta quinta-feira (3), em Montevidéu, o acordo comercial para o setor automotivo. O tratado prevê o livre comércio de bens automotivos, a partir de 1º de julho de 2029, sem quaisquer condicionalidades. Até que se atinja o livre comércio em definitivo, o pacto prevê aumentos graduais, com efeitos imediatos, dos volumes intercambiados sem a cobrança de tarifas. 

negociação foi concluída no dia 6 de setembro, no Rio de Janeiro, pelos Ministros da Economia do Brasil, Paulo Guedes, e da Produção e Trabalho da Argentina, Dante Sica e agora firmado pelos diplomatas dos dois países.

Os acordos anteriores entre Brasil e Argentina para o setor automotivo vinham sendo renovados periodicamente. O novo texto, no entanto, tem validade indeterminada. 

Os produtos automotivos correspondem à metade do comércio de bens entre os dois países. Em 2018, as exportações brasileiras desse setor para a Argentina chegaram a US$ 7,5 bilhões. 

Em nota conjunta, os Ministérios da Economia e das Relações Exteriores informaram que o acordo traz segurança jurídica e previsibilidade de investimentos para importante parcela da indústria nacional. Segundo as duas pastas, o tratado também facilitará a adequação do setor automotivo à união aduaneira do Mercosul, onde os demais produtos circulam sem tarifas e são exportados para fora do bloco com tarifas externas comuns. 

Veja Mais

Carreta desgovernada destrói 4 carros na BR-070 em Cáceres

Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 20h 18min


Ataque hacker não envolveu extração de dados de clientes, diz empresa

Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 18h 17min


ONS determina aumento do uso de térmicas para garantir energia

Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 16h 38min


Jornal Online

Edição nº1582 - 05/07/2025