Noticias
Setor florestal em alerta com possível taxação dos EUA
24 de Julho de 2025 as 17h 55min
Indústrias já enfrentam prejuízos e pedem reação estratégica do governo brasileiro – Foto: Divulgação
A ameaça de um aumento de 50% na taxação sobre produtos brasileiros pelo governo dos Estados Unidos acendeu um sinal de alerta no setor de base florestal de Mato Grosso. A medida, que pode entrar em vigor no dia 1º de agosto, já provoca prejuízos concretos às indústrias da região.
Os Estados Unidos figuram entre os principais compradores da madeira mato-grossense. Apenas nos primeiros meses de 2025, o estado exportou US$ 8,3 milhões em produtos florestais para o mercado norte-americano — o que representa 11,8% de tudo o que foi vendido pelo setor no período.
A preocupação é ainda maior nos municípios do norte do estado, como Alta Floresta, Sinop, Colniza, Aripuanã, Nova Bandeirantes e Juína. Nesses locais, a cadeia da madeira é um dos principais motores da economia local.
Diante do cenário, o presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Ednei Blasius, defende uma atuação firme por parte do Governo Federal.
A entidade também destaca seu compromisso com a legalidade, a sustentabilidade e o desenvolvimento das regiões florestais, e reforça a espera de uma solução imediata para evitar danos irreversíveis à cadeia produtiva.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Secretaria divulga lista com 3,9 mil empresas que ficam fora do Simples
Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 13h 42min
Modelo sinopense participa do Miss Brasil Supranational
Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 12h 41min
Safra de soja 2025/2026 deve alcançar novo recorde no país
Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 11h 37min
