Noticias
Setor florestal em alerta com possível taxação dos EUA
24 de Julho de 2025 as 17h 55min
Indústrias já enfrentam prejuízos e pedem reação estratégica do governo brasileiro – Foto: Divulgação
A ameaça de um aumento de 50% na taxação sobre produtos brasileiros pelo governo dos Estados Unidos acendeu um sinal de alerta no setor de base florestal de Mato Grosso. A medida, que pode entrar em vigor no dia 1º de agosto, já provoca prejuízos concretos às indústrias da região.
Os Estados Unidos figuram entre os principais compradores da madeira mato-grossense. Apenas nos primeiros meses de 2025, o estado exportou US$ 8,3 milhões em produtos florestais para o mercado norte-americano — o que representa 11,8% de tudo o que foi vendido pelo setor no período.
A preocupação é ainda maior nos municípios do norte do estado, como Alta Floresta, Sinop, Colniza, Aripuanã, Nova Bandeirantes e Juína. Nesses locais, a cadeia da madeira é um dos principais motores da economia local.
Diante do cenário, o presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Ednei Blasius, defende uma atuação firme por parte do Governo Federal.
A entidade também destaca seu compromisso com a legalidade, a sustentabilidade e o desenvolvimento das regiões florestais, e reforça a espera de uma solução imediata para evitar danos irreversíveis à cadeia produtiva.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
UNESIN elege nova diretoria para o biênio 2026/2027
Publicado em 17 de Novembro de 2025 ás 13h 08min
Campanha reforça direito à isenção do IR a pacientes com câncer de próstata
Publicado em 17 de Novembro de 2025 ás 11h 06min
Ager-MT assume regulação do saneamento em Lucas
Publicado em 17 de Novembro de 2025 ás 09h 05min