Noticias
Setor produtivo aguarda a sanção presidencial
13 de Dezembro de 2024 as 11h 56min
Expectativa dos produtores é continuar a produção on farm de bioinsumos de forma legalizada em 2025 – Foto: Divulgação
Após a aprovação do Senado, o texto do projeto de lei que pode regulamentar a produção, o uso e a comercialização dos bioinsumos na agropecuária ainda aguarda sanção presidencial.
A expectativa do setor produtivo, principalmente o mato-grossense, é continuar a produção on farm de forma legalizada em 2025.
Na região de Jaciara a Agrícola Irmãos Chiapinotto é pioneira na produção de biológicos. Conforme o produtor Alberto Luiz Chiapinotto, há quatro anos foi investido na construção de uma biofábrica para trabalhar na produção e multiplicação de fungos e bactérias na fazenda.
A iniciativa estratégica visava a diminuição do uso e dos custos com químicos no campo. Os resultados observados hoje são considerados positivos.
“Nesta última safra reduzimos em 20% o custo com os químicos usando o biológico. Isso dá para colocar no bolso de três a quatro sacas por hectare na média com o controle biológico, sem contar que diminui a quantidade de aplicações na cultura. 50% de químico e uma dose cheia de biológico é controle eficiente sem sombra de dúvidas”, comenta Alberto Luiz.
O produtor de Jaciara comenta ainda que há vezes em que usam apenas o biológico para o controle, dependendo da incidência da lavoura de pragas ou outras doenças.
“Nós vamos associando ou só o biológico. A natureza em si agradece, os pássaros. Tudo. A fauna e a flora agradecem a nós produtores, tudo dentro da técnica, dentro das normas, das exigências sanitárias e o contaminante é zero”, salienta Alberto Luiz.
Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil
Veja Mais
Dorner articula com Governo de MT pavimentação de estradas vicinais
Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 18h 09min
Corpo de Bombeiros socorrem vítima de explosão causada por vazamento de gás de cozinha canalizado
Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 17h 08min
Nova CNH: como vai funcionar a renovação automática e gratuita
Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 15h 08min
