Noticias
Setor produtivo aguarda a sanção presidencial
13 de Dezembro de 2024 as 11h 56min
Expectativa dos produtores é continuar a produção on farm de bioinsumos de forma legalizada em 2025 – Foto: DivulgaçãoApós a aprovação do Senado, o texto do projeto de lei que pode regulamentar a produção, o uso e a comercialização dos bioinsumos na agropecuária ainda aguarda sanção presidencial.
A expectativa do setor produtivo, principalmente o mato-grossense, é continuar a produção on farm de forma legalizada em 2025.
Na região de Jaciara a Agrícola Irmãos Chiapinotto é pioneira na produção de biológicos. Conforme o produtor Alberto Luiz Chiapinotto, há quatro anos foi investido na construção de uma biofábrica para trabalhar na produção e multiplicação de fungos e bactérias na fazenda.
A iniciativa estratégica visava a diminuição do uso e dos custos com químicos no campo. Os resultados observados hoje são considerados positivos.
“Nesta última safra reduzimos em 20% o custo com os químicos usando o biológico. Isso dá para colocar no bolso de três a quatro sacas por hectare na média com o controle biológico, sem contar que diminui a quantidade de aplicações na cultura. 50% de químico e uma dose cheia de biológico é controle eficiente sem sombra de dúvidas”, comenta Alberto Luiz.
O produtor de Jaciara comenta ainda que há vezes em que usam apenas o biológico para o controle, dependendo da incidência da lavoura de pragas ou outras doenças.
“Nós vamos associando ou só o biológico. A natureza em si agradece, os pássaros. Tudo. A fauna e a flora agradecem a nós produtores, tudo dentro da técnica, dentro das normas, das exigências sanitárias e o contaminante é zero”, salienta Alberto Luiz.
Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil
Veja Mais
Sorriso: CRAS passam a atender em horário estendido a partir de segunda
Publicado em 17 de Janeiro de 2025 ás 14h 46min
Aston Martin planeja oferta de R$ 7 bilhões para ter Verstappen
Publicado em 17 de Janeiro de 2025 ás 13h 46min
Como as cavernas se formam?
Publicado em 17 de Janeiro de 2025 ás 12h 44min